Dietas da moda: fique de olho aberto

Publicado por: Editor Feed News
18/01/2015 22:52:35
Exibições: 998
Dieta da Moda
Dieta da Moda

 Nem sempre o que sai na capa de revista é o mais indicado para você

 

Vá até a banquinha mais próxima a sua casa. Olhe para a vitrine. Com certeza você encontrará no mínimo três revistas diferentes prometendo dietas mirabolantes e com resultados milagrosos e rápidos. Você compra a revista, tenta seguir o que é indicado e os resultados que você alcança não chegam nem perto do que foi dito na revista. Por que isso acontece?

 

Segundo a nutricionista Paula Souza Borges, o primeiro motivo para as dietas da moda não darem certo para todas as pessoas é simples: cada um é diferente do outro, - e, com isso, o seu metabolismo, a quantidade de nutrientes que o seu organismo possui e precisa sua rotina, seu porte físico, etc., são diferentes.

 

“De forma geral essas dietas fazem sim com que a pessoa emagreça rápido devido ao baixo consumo de calorias, mas, ao mesmo tempo, elas são perigosas, porque se limitam a certos tipos de alimento, deixando de lado nutrientes importantes que devem ser consumidos. Uma dieta que tira todo o carboidrato do cardápio por exemplo. É possível que a pessoa emagreça seguindo essas orientações, mas, ao mesmo tempo, ela corre um enorme risco de causar um desequilíbrio em seu organismo”, exemplifica Paula.

 

A nutricionista lembra que não existe milagre, e que, se uma pessoa deseja emagrecer a manter-se saudável, é preciso mais do que seguir uma dieta de revista – é preciso reeducar seu estilo de vida. “Nunca é demais lembrar que a saúde deve sempre vir antes do desejo de um corpo perfeito – e, para emagrecer com saúde, não há nada mais indicado do que procurar um profissional que possa auxiliar esse processo. Não é a toa que os nutricionistas fazem cardápios diferenciados para cada pessoa: é porque existem inúmeros motivos para isso, e é preciso levá-los em consideração na hora de montar uma rotina de alimentação e exercícios. O corpo humano não é uma ciência exata como a matemática, é preciso levar em consideração todos os diferenciais que uma pessoa tem para outra” lembra a profissional.

 

Outro erro muito comum é observado ainda mais durante essa época do ano: pessoas que passam o ano sedentárias e que, com a chegada do verão e das festas, desejam conquistar em um mês o corpo perfeito. “Chega a época das festas, as academias ficam lotadas, as revistas vendem ainda mais dietas milagrosas, as pessoas inventam de fazer regimes que cortam totalmente alguns alimentos, etc. Daí o verão passa, elas deixam esses hábitos de lado e voltam para a vida sedentária. Como é possível ter saúde e manter o organismo em equilíbrio ao se comportar dessa forma?”, questiona Paula.

 

Por isso, para evitar um desequilíbrio no organismo, emagrecer com saúde e manter a forma sem o efeito sanfona, o ideal é procurar um nutricionista, que ajudará a pessoa a perder peso e chegar a seu objetivo – desde que ele seja condizente com a realidade. “Sentamos-nos com o paciente e decidimos, em conjunto, qual será o melhor objetivo dessa empreitada e quanto tempo mais ou menos ela vai durar. As metas podem ser as mais variadas possíveis, desde emagrecer, até melhorar alguma função do organismo ou apenas manter o peso de forma saudável. Para isso, fazemos um acompanhamento personalizado, com um cardápio desenvolvido especialmente para o paciente, levando em consideração seu gosto e sua rotina”, exalta a nutricionista.

 

Enquanto as pessoas não mudarem o pensamento de emagrecer de qualquer jeito, a qualquer custo, em um curto espaço de tempo apenas para alguma festa ou evento, elas terão que passar a vida inteira fazendo dietas prejudiciais a saúde – ao invés disso, optar pelo auxílio profissional para manter um estilo de vida saudável e manter a forma, trará liberdade maior conforto na hora de se alimentar – e de viver.

 

Paula Souza Borges

Nutricionista CRN 1989/Pr

Atendimento Clinico e Esportivo

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Compartilhar