Por que esquecemos nossos sonhos e como aprimorar a lembrança

Publicado por: Editor Feed News
04/03/2024 18:12:58
Exibições: 129
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Explorando os mistérios oníricos: Por que esquecemos nossos donhos e como recordá-los melhor

Lembrar-se dos sonhos é uma habilidade elusiva para muitas pessoas, mas entender por que isso acontece e como aprimorar essa capacidade pode revelar insights fascinantes sobre o sono. A RBC-Ucrânia explora os motivos por trás dessa amnésia onírica e oferece dicas para transformar sonhos fugazes em memórias nítidas.

 

O Universo dos Sonhos: Uma Breve Exploração

O sono humano é um território dividido em ciclos, cada um compreendendo fases distintas. Os sonhos mais vívidos geralmente surgem durante o estágio de movimentos rápidos dos olhos (REM), quando o cérebro exibe atividade semelhante à vigília. No entanto, a capacidade de recordar esses sonhos pode ser desafiadora.

 

Ciclos do Sono e Por que Esquecemos

Os ciclos de sono, que duram de 90 a 120 minutos cada, atravessam fases de ondas lentas e REM. Sonhos durante ondas lentas são menos detalhados, dificultando sua retenção. A primeira metade da noite tende a ser dominada por ondas lentas, enquanto a segunda destaca o sono REM. Assim, sonhos mais memoráveis muitas vezes ocorrem próximo ao despertar.

 

Hipóteses para o Esquecimento Onírico

Privação Crônica de Sono: A falta de sono adequado reduz a duração do sono REM, diminuindo as chances de sonhos memoráveis. Certos medicamentos, como antidepressivos, também podem influenciar as fases do sono.

 

Esquecimento Ativo de Informações: Durante o sono REM, ocorre o esquecimento ativo de informações desnecessárias, uma estratégia cerebral para otimizar a memória essencial.

 

Despertar Tardio do Hipocampo: Algumas áreas cerebrais podem adormecer em momentos distintos, sugerindo que o hipocampo, vital para a formação de memórias, acorda mais tarde.

 

Estrutura dos Sonhos: A natureza não linear dos sonhos pode desafiar a lógica da memória, tornando-os mais difíceis de serem retidos.

 

Aprimorando a Lembrança dos Sonhos

 

Priorize o Sono REM: Assegure uma noite completa de sono, especialmente para maximizar o tempo no estágio REM.

 

Registre Imediatamente: Anote ou compartilhe o sonho imediatamente após acordar, preservando detalhes essenciais.

 

Dispositivos Especiais: Alguns dispositivos detectam a fase certa do sono, facilitando o despertar durante o REM.

 

Diário de Sonhos: Mantenha um diário de sonhos para registrar e refletir sobre suas experiências oníricas ao longo do tempo.

 

Desvendar o mistério por trás do esquecimento dos sonhos pode abrir portas para uma compreensão mais profunda do fascinante mundo do sono.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar