Os segredos do Alecrim: Um aliado poderoso contra o envelhecimento da pele

Publicado por: Editor Feed News
27/02/2024 13:15:32
Exibições: 136
Cortesia Editorial Unsplash
Cortesia Editorial Unsplash

Conheça como o Alecrim, um deglicante* natural, pode transformar a saúde da sua pele

 

À medida que as mulheres atravessam o processo natural de envelhecimento, a manutenção da saúde da pele torna-se uma preocupação crescente.

 

O fenômeno conhecido como glicação desempenha um papel significativo no envelhecimento da pele à medida que envelhecemos. Esse processo ocorre quando o excesso de açúcar no corpo reage com proteínas cruciais, como colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. A consequência é a formação de produtos finais de glicação avançada, conhecidos como AGEs, que aceleram o envelhecimento da pele, privando-a de hidratação essencial.

 

Os produtos resultantes da glicação não apenas aumentam a rigidez das fibras de elastina e colágeno, mas também podem desencadear inflamação e estresse oxidativo, fatores que contribuem para o processo de envelhecimento cutâneo.

 

Embora seja desafiador eliminar completamente o açúcar da dieta, é possível reduzir significativamente o consumo, optando por alimentos saudáveis, como frutas, grãos integrais, proteínas magras, vegetais e gorduras saudáveis, em detrimento de alimentos processados ricos em açúcar.

 

Diversos estudos destacaram a eficácia dos antioxidantes, especialmente as vitaminas C e E, na proteção da pele contra os danos causados pela glicação. Essas vitaminas desempenham um papel vital na preservação do colágeno e elastina, protegendo-os da oxidação. Nesse contexto, o alecrim surge como um deglicante natural e pode ser facilmente incorporado à dieta, seja adicionado a pratos como carnes ou peixes, ou consumido como chá.

 

Além de ser um potente deglicante, o alecrim oferece benefícios adicionais para a saúde, especialmente para o fígado. Rico em polifenóis, o alecrim apoia a recuperação eficiente desse órgão vital.

 

Os profissionais de saúde também sugerem a adição de alecrim à água potável. Uma mistura de água, alecrim e maçã não apenas ajuda a preservar a elasticidade da pele, mas também proporciona uma experiência sensorial agradável de sabor refrescante. Integrar o alecrim à rotina alimentar pode ser uma escolha sábia para mulheres preocupadas com a saúde e vitalidade de sua pele.

 


O que é glicação*

A glicação é um processo biológico que ocorre naturalmente no corpo, mas que, em excesso, pode ter efeitos negativos, especialmente no envelhecimento da pele. Esse fenômeno ocorre quando moléculas de glicose (açúcar) se ligam a proteínas presentes nos tecidos do corpo, formando estruturas chamadas produtos finais de glicação avançada, conhecidos como AGEs.

 

O colágeno e a elastina, duas proteínas cruciais para a saúde e elasticidade da pele, são particularmente suscetíveis à glicação. Quando essas proteínas se combinam com moléculas de glicose em excesso, suas estruturas naturais podem ser comprometidas. Isso resulta em fibras de colágeno e elastina mais rígidas, levando à perda de elasticidade e à formação de rugas.

 

Além disso, os AGEs gerados pela glicação podem desencadear processos inflamatórios e estresse oxidativo. A inflamação crônica e o aumento do estresse oxidativo estão associados ao envelhecimento prematuro da pele, além de contribuírem para o desenvolvimento de diversas condições cutâneas, como rugas, linhas finas e perda de firmeza.

 

Embora a glicação seja um processo natural e inevitável, certos fatores, como uma dieta rica em açúcar e o envelhecimento celular, podem aumentar sua ocorrência. A busca por hábitos alimentares saudáveis e a incorporação de antioxidantes na dieta são estratégias que podem ajudar a minimizar os efeitos prejudiciais da glicação na pele.

 

Marlla Orbanna

Conteudista da The Mobile Television Network

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar