DOENÇA X: O mundo apavorado

Publicado por: Editor Feed News
18/01/2024 09:43:13
Exibições: 109
Cortesia Editorial Unsplash
Cortesia Editorial Unsplash

O chefe da OMS contou como se preparar

 

Gebreyesus explicou que o termo “doença X” não é novo: a OMS o utiliza desde 2018

O Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Gebreyesus, apelou ao mundo para se preparar para futuras doenças desconhecidas que podem ameaçar a humanidade - as chamadas doenças X. Isto foi discutido no Fórum Económico Mundial em Davos. O Guardian falou sobre isso .

Ghebreyesus explicou que o termo “doença X” não é novo – a OMS o utiliza desde 2018 – é uma designação condicional para doenças que ainda não conhecemos. “Você poderia até chamar a Covid-19 de primeira doença X, e isso poderia acontecer novamente. É melhor antecipar o que pode acontecer e preparar-se para isso", enfatizou o chefe da OMS.

 

Os preparativos, disse ele, incluem um sistema de alerta precoce, bem como sistemas em caso de necessidade urgente de instalações médicas e mão de obra adicionais.

O recente anúncio do Fórum Económico Mundial dizia que seria discutida uma possível pandemia devido a uma nova doença pouco estudada: "Tendo em conta os novos avisos da OMS de que a desconhecida "doença X" poderia levar a 20 vezes mais mortes do que a pandemia do coronavírus, que novos esforços serão necessários para preparar os sistemas de saúde para os muitos desafios futuros?". O evento, que discutiu o possível surgimento de uma pandemia devido a uma nova doença pouco estudada, estava marcado para 17 de janeiro. 

 

“Com os novos avisos da Organização Mundial da Saúde de que uma ‘doença X’ desconhecida poderia causar 20 vezes mais mortes do que a pandemia do coronavírus, que novos esforços são necessários para preparar os sistemas de saúde para os muitos desafios futuros?”, - afirmou no programa de o evento. Os relatórios serão feitos por especialistas internacionais, em particular pelo chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Os especialistas discutirão potenciais riscos e contramedidas na luta contra a nova doença. 

 

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar