AVC: Apesar das recomendações, o sal continua matando

Publicado por: Editor Feed News
14/01/2024 12:11:24
Exibições: 70
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Como o sal prejudica a saúde: últimas pesquisas de cientistas

 

Noticiado pelo RBC adicionar sal aos alimentos pode representar risco de desenvolvimento de doença renal crônica. É fundamental saber minimizar os impactos nocivos ao organismo.

A publicação explica como o sal afeta a saúde e pode ser prejudicial.

As informações fornecidas são baseadas em fontes como pesquisas na revista JAMA Network e no site do Public Health Center.

 

Pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, identificaram uma ligação entre a frequência de adição de sal aos alimentos e um risco aumentado de doença renal crônica.

 

Os autores do estudo examinaram dados de 465.288 participantes do UK Biobank, com idades entre 37 e 73 anos, que inicialmente não tinham doença renal crónica. Eles foram divididos em diversas categorias com base na frequência de adição de sal aos alimentos – nunca, raramente, ocasionalmente, geralmente e sempre.

 

Aqueles que adicionavam sal com frequência eram mais propensos a ter um índice de massa corporal mais elevado e uma taxa de filtração glomerular reduzida (um indicador chave da função renal).

 

Indivíduos com o hábito de adicionar sal extra à alimentação também tinham maior probabilidade de serem fumantes, sofrerem de diabetes e terem doenças cardiovasculares.

 

Os cientistas calcularam o impacto dos riscos, tendo em conta factores adicionais como idade, género, raça, etnia, índice de massa corporal, tabagismo, consumo de álcool, actividade física regular, níveis elevados de colesterol, diabetes e outras doenças.

 

O período de observação durou mais de 11 anos, durante os quais foram registrados 22.031 casos de doença renal crônica. Aqueles que sempre adicionavam sal à alimentação apresentavam risco elevado de desenvolver doença renal crônica.

 

Conclusão alcançada pelos cientistas

Os investigadores observaram que a redução da ingestão de sal nas refeições pode contribuir para a diminuição do risco de doença renal crónica.

 

“Neste estudo coletivo envolvendo 465.288 indivíduos, uma maior frequência de adição de sal aos alimentos, relatada pelos próprios pacientes, foi associada a um risco aumentado de desenvolver doença renal crônica”, afirma o artigo científico.

 

Para confirmar estes resultados, é necessária uma análise posterior ou pesquisas adicionais após ensaios clínicos.

 

A doença renal crónica refere-se à progressão de processos patológicos que levam a deficiências irreversíveis no funcionamento dos rins e à sua incapacidade de desempenhar as suas funções de purificação do sangue e eliminação do excesso de líquidos.

 

Como minimizar a ingestão de sal

Para minimizar a ingestão de sal, é aconselhável seguir estas recomendações:

  • Adicione apenas uma pequena quantidade de sal durante o preparo dos alimentos ou tente não adicionar nenhum. Em vez disso, use especiarias como pimenta, endro, salsa, manjericão, orégano, estragão, alecrim, açafrão, manjerona, cominho, coentro, curry e páprica para realçar o sabor.

  • Retire o saleiro da mesa da cozinha.

  • Reduza o consumo de salgadinhos ou alimentos processados ​​em sua dieta.

  • Verifique sempre os rótulos dos produtos e escolha itens com baixo teor de sódio.

 

Para o funcionamento normal do corpo, é necessária apenas uma quantidade mínima de sódio. É responsável pela condução dos impulsos nervosos, contração e relaxamento muscular, além de manter o equilíbrio hídrico-mineral adequado no corpo.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados