Guiana vs. Venezuela: Reino Unido enviará navio de guerra para exercícios locais

Publicado por: Editor Feed News
24/12/2023 13:34:18
Exibições: 119
HMS Trento (P224)/Wikipedia
HMS Trento (P224)/Wikipedia

Grã-Bretanha navio patrulha para a costa da Guiana, cujo território é pretendido pela ditadura de Maduro


A Grã-Bretanha preparar-se para enviar o navio patrulha militar HMS Trent para a Guiana – a sua antiga colónia britânica – numa demonstração de apoio diplomático e militar no meio das reivindicações da Venezuela sobre a região rica em petróleo de Essequibo.

 

O Ministério da Defesa britânico informou a BBC sobre isso

 

O HMS Trent, implantado mais recentemente no Caribe, é usado principalmente para combate à pirataria e ao contrabando, proteção da pesca, combate ao terrorismo, ajuda humanitária e operações de busca e salvamento.

 

“O HMS Trent visitará a Guiana, aliada regional e parceira da Commonwealth, antes do final do mês, como parte de uma série de atividades na região, enquanto realiza a tarefa de patrulhar a região do Atlântico”, disse o Ministério da Defesa britânico.

 

O HMS Trent tem uma tripulação de 65 pessoas e o próprio navio está armado com um canhão de 30 mm e pode implantar helicópteros e drones Merlin.


No início de dezembro saiu do porto de implantação em Gibraltar e atualmente está em Bridgetown, Barbados. Durante a sua estadia perto de Georgetown, capital da Guiana, o HMS Trent realizará visitas, atividades conjuntas e exercícios com a marinha do país e outros aliados.

 

A medida faz parte dos esforços da Grã-Bretanha para demonstrar apoio diplomático internacional à Guiana depois de a Venezuela ter atualizado reivindicação sobre uma parte disputada do território da Guiana, a região de Essequibo, rica em petróleo e minerais.

 

Isto levantou temores de que a Venezuela, ao estilo Putin,  pudesse invadir e provocar uma guerra  na América do Sul.

 

O ditador venezuelano Nicolás Maduro organizou um pseudo referendo em 3 de dezembro, onde a maioria supostamente apoiou a inclusão de Essequibo na Venezuela.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar