Aliados questionam compromisso dos EUA: falta de apoio à Ucrânia causa desconfiança

Publicado por: Editor Feed News
12/04/2024 17:29:44
Exibições: 262
Cortesia Editorial Wikipédia
Cortesia Editorial Wikipédia

Preocupações se intensificam com a incapacidade dos EUA em cumprir promessas de apoio

 

Os aliados estratégicos dos Estados Unidos estão cada vez mais desconfiados da capacidade do país em manter sua palavra, especialmente após sua falta de apoio à Ucrânia em um momento crítico. O portal de análise militar Defense Express destaca essa crescente desconfiança, destacando declarações recentes de líderes globais.

 

O fracasso dos Estados Unidos em fornecer assistência militar à Ucrânia está minando sua posição como garante da segurança internacional. O portal observa que esse descontentamento está se tornando público, com altos funcionários governamentais expressando sua preocupação. O discurso do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, no Fórum Europeu, é um exemplo disso, onde ele afirmou que a União Europeia não pode mais depender dos Estados Unidos como garante de segurança. Além disso, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, recentemente repreendeu os parlamentares americanos sobre a questão da Ucrânia durante seu discurso no Congresso.

 

Essas preocupações não se limitam ao Japão; Coreia do Sul e Taiwan também estão de olho na situação. Se os Estados Unidos não podem garantir estabilidade na assistência armamentista à Ucrânia, como se pode confiar em sua intervenção em caso de agressão da China ou da Coreia do Norte?

 

O Congresso dos EUA não conseguiu aprovar um novo programa de assistência militar à Ucrânia desde outubro, agravando a situação para as Forças Armadas ucranianas. Embora os republicanos estejam bloqueando a ajuda, a Casa Branca não busca alternativas. Essa inação levanta questões sobre a responsabilidade do presidente Joe Biden na questão, sendo vista por alguns analistas como equivalente à de seu antecessor, Donald Trump.

Compartilhar

Vídeos relacionados