Após os treinos dos EUA na Guiana, Venezuela prefere conversar

Publicado por: Editor Feed News
15/12/2023 13:01:53
Exibições: 156
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Venezuela e Guiana prometeram não brigar pela região rica em petróleo de Essequibo

 

No entanto, os países não chegaram a um acordo sobre se o Tribunal Penal Internacional estará envolvido na resolução da disputa fronteiriça

 

A Venezuela e a Guiana concordaram em não usar a força para resolver um conflito sobre a província rica em petróleo de Essequibo. Isto é afirmado na declaração conjunta das partes, publicada no X (Twitter) pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro .

 

A reunião dos líderes dos países foi realizada no dia anterior no estado insular caribenho de São Vicente e Granadinas.

 

O comunicado conjunto após as negociações entre Nicolás Maduro e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirma: "os países não se ameaçarão direta ou indiretamente com a força;
concordou em resolver questões problemáticas de acordo com o direito internacional, através do diálogo e abster-se de escalada;
expressou o compromisso de "garantir a boa vizinhança, a coexistência pacífica e a unidade da América Latina e Caribe".


Os dois países não chegaram a acordo sobre a questão de saber se o Tribunal Penal Internacional estará envolvido na resolução da disputa fronteiriça. A Guiana insiste nisso, mas a Venezuela não reconhece a sua jurisdição.

 

Uma nova reunião dos representantes da Venezuela e da Guiana acontecerá nos próximos três meses no Brasil.

 

Depois de retornar a Caracas, Maduro classificou o dia como “frutífero e intenso”. e indicou que as partes “poderiam falar a verdade” na reunião. Ele agradeceu a Ali por sua “franqueza e disposição para conduzir um diálogo completo”. e classificou os resultados das negociações como um triunfo da diplomacia.

 

No início de dezembro, Maduro anunciou que, de acordo com os resultados de um referendo realizado na Venezuela  , o país incluía países "disputados" territórios da vizinha Guiana.

 

Maduro apelou ao parlamento para aprovar uma lei sobre a "protecção do território disputado", e também instruiu os departamentos envolvidos na emissão de licenças para a produção de petróleo e gás a criarem escritórios de representação no território da Guiana-Essequibo. O ditador deu às empresas que já operavam na região três meses para encerrarem os seus negócios.

 

A Venezuela é o maior país produtor de petróleo da América Latina e um parceiro de longa data da Rússia. Em 2008, a Federação Russa e a Venezuela assinaram um memorando de cooperação no setor energético. Mesmo antes disso, a Venezuela comprou armas russas, incluindo aviões e mísseis.

 

A região que a Venezuela declarou “disputada” tem uma área de 160 mil metros quadrados. km e ocupa aproximadamente dois terços do território da Guiana. A Venezuela renovou as suas reivindicações sobre este território após a descoberta de reservas significativas de petróleo e gás.



O território da Guiana-Essequibo foi reconhecido como pertencente à Guiana (então uma colônia da Grã-Bretanha) em 1899 pelo Tribunal Arbitral de Paris. O governo de Maduro alega que esta decisão judicial supostamente violou os direitos da Venezuela.



A Guiana acionou o Tribunal Internacional de Justiça da ONU para confirmar a decisão de 1899. O tribunal admitiu sua jurisdição sobre o assunto. Antes do julgamento, que poderá durar vários anos, o tribunal tomou medidas cautelares, incluindo uma ordem para que a Venezuela não tome qualquer medida que possa desafiar o controlo da Guiana sobre o território.

 

  • Em 19 de outubro de 2023, o regime de Maduro prometeu realizar eleições democráticas no segundo semestre de 2024 em troca do alívio das sanções dos EUA.

Com informações complementares da Liga.net

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar