Pode ser perigoso comer torradas queimadas. Quer saber?

Publicado por: Editor Feed News
30/11/2023 18:42:17
Exibições: 106
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Ao queimar o pão cria-se uma substância chamada acrilamida, que já foi comprovada como cancerígena em testes com animais.

 

O ato de torrar pão, um simples gesto de culinária, esconde uma complexa reação química com potenciais implicações na saúde. Enquanto o pão torrado é uma iguaria amada globalmente, variando de simples torradas com manteiga a sanduíches elaborados, um ingrediente químico chamado acrilamida levanta questões sobre a sua segurança.

 

A acrilamida é um composto orgânico formado durante a reação de Maillard, um processo químico que ocorre ao cozinhar alimentos a cerca de 120°C. Este processo, responsável pelos sabores ricos e aromas de muitos pratos cozidos, transforma açúcares redutores e aminoácidos em compostos saborosos.

 

No entanto, um desses aminoácidos, a asparagina, pode se transformar em acrilamida, uma substância comprovadamente cancerígena em animais e classificada como “provavelmente carcinogénica para humanos” pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

 

A acrilamida, usada também em tratamentos de esgoto e adesivos, é neurotóxica e pode afetar o sistema nervoso e o desenvolvimento fetal. Estudos epidemiológicos sugerem uma ligação entre acrilamida e vários tipos de cancer, embora a pesquisa em humanos seja desafiadora.

 

Experiências em laboratório mostram que a acrilamida causa cancer em animais, mas as quantidades envolvidas são significativamente maiores do que as encontradas em alimentos, explica o IFLScience.

 

Para avaliar o risco de cancer em humanos, os pesquisadores dependem de estudos associativos e prospectivos, que se baseiam em relatórios de longo prazo sobre hábitos alimentares. No entanto, esses estudos enfrentam desafios, como a imprecisão dos relatos pessoais.

 

Apesar das preocupações, a presença de acrilamida nos alimentos não é motivo para alarme. O corpo humano pode ter mecanismos de defesa contra este composto, e há maneiras simples de reduzir os níveis de acrilamida na comida. Por exemplo, em batatas, deixá-las em água quente durante 10 minutos pode reduzir a formação de acrilamida em até 90%.

 

A mensagem chave é a moderação: evitar queimar o pão até virar carvão. Campanhas como a “Go for Gold” do Reino Unido incentivam os consumidores a optarem por um dourado leve ao fazer torradas.

 

Assim, enquanto os amantes de pão torrado devem ter consciência dos riscos potenciais, não precisam necessariamente abandonar este prazer culinário. Afinal, quem realmente quer comer um pedaço de carvão?

 

Com informações ZAP (PT)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados