Abandonando o peso

Publicado por: Mike.N
04/09/2023 08:02:23
Exibições: 1,589
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Muitas das pessoas com quem trabalho sentem muito peso no que estão assumindo - seja no trabalho, nas finanças, nos relacionamentos, na saúde, etc.

 

Muitas vezes nem percebemos que estamos preocupados com alguma coisa - mas outras pessoas podem sentir isso se conversarmos com elas sobre isso. As coisas parecem realmente difíceis, opressoras, desanimadoras, frustrantes, inúteis.

 

Se você está se sentindo pesado com alguma coisa... tudo bem! Você é humano e pode ter emoções pesadas. Dar-nos total permissão para sentir tudo o que sentimos é uma maneira poderosa de ser.

 

Dito isto... e se você quiser experimentar a vida de uma maneira diferente? E se você quiser fazer com que as coisas pareçam mais fáceis, mais poderosas, mais inspiradas, mais propositais?

 

Isto pode exigir que nos libertemos do peso – não porque seja mau ou errado, mas porque não nos ajuda a criar a vida que desejamos.

 

Vamos falar sobre como deixar ir.

Comece com estar com peso

Ironicamente, é praticamente impossível abandonar algo se pensamos que há algo errado com isso. Se você acha que algo sobre você (como o peso) é uma droga, então você tentará se livrar disso, mas não funcionará. Ele só vai cravar ainda mais os calcanhares.

 

Isso porque faz parte de nós. O medo faz parte de quem somos como humanos, assim como emoções como frustração, decepção, desânimo, inutilidade. Tentamos renegar essas partes de nós porque não gostamos delas e não podemos estar com elas. Então é como desejar não ter cérebro ou coração – é muito difícil se livrar deles!

 

Então, começamos apenas nos deixando levar pelas emoções que existem quando o peso aparece. Podemos permitir que eles estejam lá? Recebe-los? Trazer curiosidade? E o amor? Isso está mudando a forma como nos relacionamos com essas emoções pesadas.

 

Somente depois de praticarmos isso e conseguirmos aceitar essas emoções, poderemos praticar a criação de algo diferente.

 

Pegando no momento

É importante praticar perceber o peso quando ele aparece. Se você conseguir captá-lo quando estiver acontecendo, poderá trabalhar com isso.

 

Se você perceber… primeiro, pratique apenas estar com ele, trazendo curiosidade, trazendo amor, como discutimos na seção acima.

 

Mas então, você pode decidir se deseja escolher algo diferente. No momento, se você estiver ciente de que está no peso, poderá decidir se deseja deixá-lo ir e escolher algo novo.

 

Falaremos sobre isso na próxima seção abaixo, mas é importante lembrar que isso acontece no momento – então, fique atento quando acontecer!

 

Criando algo diferente

Se você perceber no momento, poderá escolher algo diferente. Não é que você vá “melhorar” a si mesmo ou consertar o que está quebrado em você... é simplesmente que há outra coisa que você deseja. Você pode adorar o tempo tempestuoso, mas simplesmente quer um pouco de sol hoje. Seu coração pode querer o que quiser.

 

Então você quer? Quer ter mais alegria, brincadeira, amor na sua vida? Mais criatividade, aventura, maravilha? Mais generosidade, gratidão, magia?

 

Escolha o que você gostaria e, em seguida, escolha no momento. Não será fácil, porque você se sente confortável com o peso. É seguro para você. Escolher outra coisa significa que você terá que escolher realizar ações que não são o que você faria normalmente. Se você quiser mais aventura... você tem que realmente escolher a aventura e agir diante do seu medo (que aventura não tem medo?).

 

Faça uma lista do que você pode fazer se escolher seu novo jeito de ser. E então comece a tomar essas ações, com o novo jeito de ser. Vá em frente, sem pesos desnecessários.

agradecidamente,

Leo Babauta
Hábitos Zen

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados