O que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?

Publicado por: Editor Feed News
03/07/2023 09:39:55
Exibições: 135
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Cientistas finalmente respondem ao mistério

 

A pesquisa descobriu que os antepassados das aves e dos répteis não punham ovos, o que põe fim à famosa questão.

 

Um novo estudo  publicado na Nature Ecology & Evolution responde à eterna pergunta — afinal o que é que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?

 

Os cientistas descobriram que os primeiros antepassados das aves e répteis modernos davam à luz modernos e que não punham ovos, como se pensava anteriormente. Ou seja: sim, as galinhas surgiram primeiro!

 

Durante décadas, os pesquisadores acreditaram que os ovos com cascas duras tiveram um papel crucial no sucesso evolutivo há mais de 300 milhões de anos dos amniotas, um grupo de vertebrados cujos embriões se desenvolvem dentro de um âmnio, uma membrana protetora dentro do ovo.

 

Mas uma análise a 51 espécies fossilizadas e a 29 espécies ainda vivas sugere o oposto. Apesar de as evidências indicarem que as cascas duras dos ovos foram uma das principais inovações da evolução, o novo estudo insinua que foi antes a retenção dos embriões — quando a mãe retém as crias durante um certo período de tempo — que deu esta importante proteção aos animais.

 

“Antes dos amniotas, os primeiros tetrapodes a desenvolver membros a partir de barbatanas de peixe tinham hábitos amplamente anfíbios. Eles tiveram que viver dentro ou perto da água para se alimentar e procriar, como nos anfíbios modernos, como sapos e salamandras”, explica Michael Benton, da Universidade de Bristol.

 

Quando os amniotas surgiram há 320 milhões de anos, conseguiram sair da água ao desenvolverem uma pele à prova de água, entre outras formas de controlar a perda de água.

 

“Diz-se que era uma ‘lagoa privada’ na qual o réptil em desenvolvimento era impedido de secar nos climas quentes e permitia que o amniota se afastasse da orla e dominasse os ecossistemas terrestres. O nosso trabalho, e o de muitos outros nos últimos anos, consignou o modelo clássico de ‘ovo de réptil’ dos livros didáticos para o caixote de lixo”, arremata.

 

Com informações da Agência Planeta ZAP

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados