Avanços na Cirurgia: Tecnologia de IA e realidade aumentada revolucionam cirurgias

Publicado por: Editor Feed News
12/03/2024 21:00:31
Exibições: 58
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Equipe cirúrgica utiliza headset de realidade aumentada e inteligência artificial para operação de reconstrução da coluna vertebral

 

Uma equipe de cirurgiões do Cromwell Private Hospital, em Londres, alcançou um marco significativo ao realizar uma cirurgia de reconstrução da coluna vertebral utilizando óculos de realidade aumentada equipados com inteligência artificial.

 

O headset Vision Pro, no valor de £ 2.700, permitiu aos cirurgiões visualizar uma imagem real do paciente, com sobreposições virtuais fornecendo informações cruciais sobre a condição durante o procedimento.

 

Enquanto isso, a enfermeira do centro cirúrgico monitorava o procedimento usando um fone de ouvido, selecionando os instrumentos corretos conforme necessário.

 

A tecnologia de realidade aumentada não apenas melhora a precisão e eficiência da cirurgia, mas também elimina erros humanos e suposições, aumentando a confiança dos cirurgiões em suas ações, conforme enfatizado por Suvi Verhoe, enfermeira-chefe do hospital.

 

Além disso, o software de inteligência artificial subjacente registra cada etapa da operação e fornecerá avaliações sobre o sucesso da cirurgia no futuro, em comparação com procedimentos semelhantes realizados por outros cirurgiões.

 

O governo do Reino Unido demonstrou seu compromisso com o avanço da tecnologia médica, investindo milhões de libras na modernização dos sistemas de TI do NHS, o que sinaliza uma tendência crescente em direção à adoção de tecnologias de ponta na saúde.

 

Para o cirurgião-chefe Syed Aftab, a tecnologia de IA e realidade aumentada não apenas aumenta a eficiência da equipe cirúrgica, mas também tem o potencial de transformar enfermeiras novatas em especialistas experientes. Ele compara sua equipe de operações ao desempenho de uma equipe de pit stop da Fórmula 1, onde a tecnologia permite um desempenho otimizado e eficaz em todos os aspectos da cirurgia.

"Com essa tecnologia, não importa se você já fez um pit stop na vida. Basta colocar o fone de ouvido", enfatiza Syed Aftab.

Compartilhar

Vídeos relacionados