Sua voz pode ser roubada e usada ilicitamente

Publicado por: Editor Feed News
30/03/2024 13:00:28
Exibições: 49
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

A OpenAI revela ferramenta de clonagem de vozes com amostras de áudio curtas, levantando questões sobre deepfakes.

 


A OpenAI, empresa líder em inteligência artificial, novamente surpreende o mundo ao anunciar o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de clonar vozes humanas com base em amostras de áudio de apenas 15 segundos. Esta inovação levanta questões sobre o potencial para a criação de deepfakes ainda mais convincentes e preocupações sobre possíveis usos maliciosos.

 

A nova tecnologia, desenvolvida pela OpenAI, utiliza avançados algoritmos de aprendizado de máquina para analisar e replicar características vocais específicas, permitindo a criação de clonagens de voz extremamente realistas. Com apenas uma breve amostra de áudio, o sistema pode imitar com precisão o tom, entonação e até mesmo o estilo de fala de um indivíduo.

 

No entanto, a OpenAI está ciente dos riscos associados ao uso indiscriminado dessa tecnologia e está tomando medidas proativas para garantir sua utilização responsável. A empresa anunciou que planeja manter o recurso sob controle rigoroso até que medidas de segurança robustas sejam implementadas para prevenir a disseminação de deepfakes e potenciais abusos.

 

Deepfakes, que são mídias falsificadas geradas por IA para enganar ou manipular espectadores, representam uma preocupação crescente para a sociedade. Com a capacidade de clonar vozes com tal precisão, existe o temor de que esses recursos possam ser explorados para criar conteúdo enganoso, como chamadas falsas, áudios forjados e até mesmo extorsões.

 

A OpenAI enfatiza seu compromisso com a segurança e ética em inteligência artificial, trabalhando em estreita colaboração com especialistas em segurança cibernética e reguladores para desenvolver salvaguardas adequadas antes da liberação generalizada dessa tecnologia. O objetivo é garantir que a clonagem de voz seja usada de maneira responsável e transparente, protegendo a integridade e confiabilidade da comunicação humana.

 

Enquanto isso, especialistas em ética em IA e defensores da privacidade instam a OpenAI e outras empresas de tecnologia a adotarem uma abordagem cautelosa e proativa para mitigar os riscos potenciais associados à disseminação de deepfakes. A segurança e o bem-estar da sociedade devem permanecer no centro das discussões à medida que avançamos no uso dessa tecnologia inovadora.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar