Alerta! O Perigo do estilo de vida sedentário e os os riscos para a saúde

Publicado por: Editor Feed News
22/03/2024 22:21:10
Exibições: 74
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Um Estudo Revela Consequências Alarmantes para a Saúde

 

O corpo humano é feito para se mover, e ficar muito tempo sentado pode ser extremamente prejudicial à saúde. Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em San Diego, revelou que os perigos de ficar sentado são ainda mais graves do que se imaginava inicialmente, de acordo com uma pesquisa divulgada na Inverse.

 

Os cientistas descobriram que indivíduos que passam mais de 11 horas por dia sentados enfrentam um risco alarmante de 57% maior de morte em um período de 10 anos, em comparação com aqueles que permanecem sentados por menos de 9,5 horas diárias. E o mais alarmante é que esse risco persiste mesmo com a prática de atividade física regular.

 

O estudo, que envolveu quase 6.000 participantes com idades entre 63 e 99 anos, mostrou resultados preocupantes. Durante uma década de acompanhamento, 1.733 participantes faleceram.

 

A análise dos dados revelou que aqueles que passavam mais de 11 horas por dia sentados enfrentavam um risco muito maior de morte em comparação com aqueles que ficavam sentados por menos de 9,5 horas diárias.

 

Mesmo com níveis mais elevados de atividade física, incluindo exercícios moderados a vigorosos, o risco de morte precoce persistiu. Além disso, o aumento da atividade física não conseguiu eliminar o risco de desenvolver doenças graves, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrames, associadas ao sedentarismo prolongado.

 

Estudos anteriores já haviam alertado que passar apenas 7 horas sentado por dia é excessivo. Além disso, períodos prolongados de sentado, superiores a 30 minutos, podem resultar em elevação dos níveis de açúcar no sangue e pressão arterial.

 

Para mitigar esses perigos, é crucial fazer pausas frequentes durante o trabalho e priorizar a movimentação regular ao longo do dia. O alerta é claro: o sedentarismo pode representar uma ameaça séria à sua saúde, e medidas preventivas devem ser adotadas para proteger-se contra seus efeitos nocivos.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados