Câmara dos EUA aprova projeto de lei que ameaça bloquear TikTok: Entenda as Implicações

Publicado por: Editor Feed News
13/03/2024 15:57:36
Exibições: 82
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Legislação visa forçar venda do aplicativo e gera tensão entre Washington e Pequim

 

TikTok enfrenta ameaça de bloqueio nos EUA após aprovação de projeto de lei pela Câmara dos Representantes

 

Na quarta-feira, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que pressionaria a ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, a vender o popular aplicativo de vídeo sob pena de enfrentar uma proibição nos Estados Unidos.

 

A medida reflete a crescente tensão entre Pequim e Washington sobre o controle de tecnologias que impactam a segurança nacional, a liberdade de expressão e o setor das redes sociais. Líderes republicanos, com amplo apoio, rapidamente aprovaram o projeto na Câmara com debate limitado, resultando em uma votação de 352 votos a favor e 65 contra.

 

Apesar dos esforços do TikTok, que mobilizou seus 170 milhões de usuários americanos contra a medida, e dos argumentos da administração Biden sobre os riscos à segurança nacional, o projeto avançou. No entanto, seu destino no Senado é incerto, onde o líder da maioria, Chuck Schumer, não se comprometeu com uma votação e alguns legisladores expressaram oposição.

 

Se aprovado, o projeto de lei exigiria que a ByteDance vendesse o TikTok para proprietários não chineses em seis meses, sob pena de banimento do aplicativo.

 

É importante notar que a legislação visa resolver preocupações de segurança nacional sobre a propriedade chinesa do TikTok. O ex-CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, expressou interesse em comprar o TikTok para Zhang Yimin, cofundador da ByteDance.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados