Alerta Vermelho: Os Riscos ocultos dos alimentos ultraprocessados vs mortes prematuras"

Publicado por: Editor Feed News
01/03/2024 21:36:10
Exibições: 205
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Resultado de uma ampla revisão global, a impactante relação entre aditivos alimentares e graves complicações de saúde

 

A presença de aditivos alimentares pode desencadear o desenvolvimento de diversas doenças.

A mais extensa revisão global já realizada revela uma conexão direta entre o consumo de alimentos ultraprocessados e um aumento significativo no risco de câncer, doenças cardiovasculares, morte prematura e outras condições de saúde.

 

Realizada por especialistas de renome, incluindo a Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos EUA, a Universidade de Sydney e a Universidade Sorbonne, na França, a pesquisa abordou quase 10 milhões de indivíduos. O estudo, publicado na revista científica BMJ, enfatiza a urgência de medidas para reduzir a exposição a alimentos ultraprocessados em meio ao rápido crescimento do consumo global desses produtos, como cereais, barras de proteínas, bebidas gaseificadas, refeições prontas e fast food.

 

Nos Estados Unidos e no Reino Unido, mais da metade da dieta média atual é composta por alimentos ultraprocessados, alcançando até 80% em algumas populações, como os jovens, os menos favorecidos e os residentes em áreas desfavorecidas.

 

Os resultados destacam a nocividade de uma dieta rica em aditivos alimentares, associando-se a 32 parâmetros de saúde, abrangendo desde mortalidade, câncer, transtornos mentais até problemas respiratórios, cardiovasculares, gastrointestinais e metabólicos.

 

A exposição frequente a alimentos ultraprocessados, como produtos de panificação, salgadinhos embalados, bebidas carbonatadas, cereais açucarados e refeições prontas, revelou-se prejudicial devido aos processos industriais e à presença de corantes, emulsificantes, aromatizantes e outros aditivos. Além disso, esses alimentos, ricos em açúcar, gordura e/ou sal, mas deficientes em vitaminas e fibras, foram associados a um risco substancialmente elevado de diversos problemas de saúde.

 

Os especialistas enfatizam a necessidade urgente de intervenções populacionais e de saúde pública para reduzir a exposição a alimentos ultraprocessados e melhorar a saúde humana. Apesar de algumas ressalvas sobre a limitação de evidências em algumas áreas, os resultados indicam claramente que escolhas alimentares conscientes são fundamentais para prevenir doenças cardiovasculares, transtornos mentais e outros problemas de saúde relacionados à dieta.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar