A Economia Russa Prospera em Meio a Sanções: O Curioso Papel da Guerra na Ucrânia

Publicado por: Editor Feed News
24/02/2024 19:19:50
Exibições: 142
Divulgação/Redes Sociais/Captura de Tela
Divulgação/Redes Sociais/Captura de Tela

A estratégia paradoxal da Rússia em equilibrar a guerra e o crescimento econômico apesar das sanções globais.

A estratégia atual da Rússia parece envolver uma gestão calculada da guerra na Ucrânia, tornando-a um fator crucial para a estabilidade econômica do país. Este cenário paradoxal surge de uma situação em que a economia russa não pode se dar ao luxo de perder a guerra, mas ao mesmo tempo enfrenta desafios significativos se a vencer.

 

Dois anos após a invasão em grande escala da Ucrânia, a Rússia continua sob o peso de sanções econômicas sem precedentes. As restrições incluem a exclusão de importantes serviços financeiros globais e o congelamento de cerca de 260 mil milhões de euros em ativos do banco central. Além disso, o espaço aéreo russo permanece fechado para a maioria das aeronaves ocidentais, enquanto os portos ocidentais estão inacessíveis para navios russos. Isto é afirmado no material do professor sênior de economia da Universidade de Lancaster, Renaud Foucault, para a Conversation .

 

Uma restrição adicional foi imposta à compra e processamento de petróleo russo, que é comercializado a mais de 60 dólares por barril. Além disso, teoricamente, há uma proibição de vender para a Rússia qualquer item que possa ter uso militar.

 

O professor destaca que, apesar dessas restrições, a Rússia está reunindo forças para continuar suas intenções de anexar territórios ucranianos à força. Este cenário reflete uma abordagem calculada para manter o conflito como um motor de crescimento econômico, enquanto a Rússia enfrenta o desafio de navegar por um cenário geopolítico complexo e sancionado. A economia da Rússia é agora completamente impulsionada pela guerra na Ucrânia – não pode dar-se ao luxo de perder, mas também não pode dar-se ao luxo de ganhar

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar