A Potente contribuição das bananas na redução da pressão arterial

Publicado por: Editor Feed News
23/02/2024 20:56:03
Exibições: 156
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Potencialize sua saúde cardiovascular com bananas: O Papel vital do potássio na redução da pressão arterial

 

Um estudo recente destacou que incorporar bananas à dieta pode ser mais eficaz na redução da pressão arterial do que a simples restrição de sal. A pesquisa revela que o consumo diário de um grama adicional de potássio, equivalente a duas bananas médias, pode ser uma estratégia eficiente no combate à hipertensão.

 

Quantidade recomendada de potássio:

Os cientistas preconizam um consumo diário de 3,5 gramas de potássio, enquanto limitam a ingestão de sal a não mais que 6 gramas, de acordo com orientações médicas.

 

Estudo detalhado:

Especialistas do Instituto George para Saúde Global do Imperial College de Londres conduziram uma análise detalhada com dados de um estudo sobre substitutos do sal, envolvendo 20.995 participantes na China ao longo de cinco anos. Os participantes incluíam indivíduos que haviam sofrido um derrame ou tinham mais de 60 anos com pressão alta.

 

Metade dos participantes continuou utilizando sal comum, enquanto a outra metade recebeu um "substituto do sal," onde um quarto do cloreto de sódio foi substituído por cloreto de potássio.

 

Resultados significativos

O estudo revelou que aqueles que consumiram sal enriquecido com potássio apresentaram níveis mais baixos de pressão arterial, associados a um menor risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

 

Uma nova análise, publicada no Journal of Human Hypertension, destacou que até 80% da redução da pressão arterial foi alcançada pelo aumento da ingestão de potássio, superando a diminuição do consumo de sal. A pesquisa evidenciou que um acréscimo diário de um grama de potássio resultou numa redução média de dois milímetros de mercúrio na pressão arterial sistólica.

 

Ao longo dos cinco anos do estudo, 3.000 pessoas sofreram um acidente vascular cerebral. Intrigantemente, aqueles que consumiram sal enriquecido com potássio apresentaram um risco 14% menor de acidente vascular cerebral recorrente, destacando os benefícios significativos dessa abordagem.

 

Análises adicionais revelaram que o aumento do consumo de potássio proporcionou uma redução de cerca de 10% no risco de acidente vascular cerebral, enquanto a redução do consumo de sal representou uma diminuição de aproximadamente 4%. Esses resultados enfatizam a importância de considerar estratégias nutricionais, como o aumento do potássio, na gestão da pressão arterial e na promoção da saúde cardiovascular.

Compartilhar

Vídeos relacionados