Fique de olho: Como identificar precocemente o câncer de olho

Publicado por: Editor Feed News
22/02/2024 10:00:00
Exibições: 117
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Reconhecendo o câncer ocular: sintomas e fatores de risco

 

O câncer de olho, em particular o melanoma ocular, pode ser uma ameaça silenciosa à saúde visual, tornando crucial a identificação precoce e tratamento adequado. Conhecer os sinais e fatores de risco é fundamental para a prevenção.

 

Mudanças na Visão
A deterioração contínua da visão ou problemas visuais, como perda em um olho, merecem atenção. Alterações na visão, como dificuldade em focar telas ou ler, também podem ser indicativas.

 

Aparecimento de neoplasias
Formações desconhecidas na superfície ocular, como úlceras persistentes, demandam investigação. Cerca de 9 em cada 10 melanomas intraoculares desenvolvem-se na coroide, manifestando-se como manchas marrons visíveis.

 

Vermelhidão e inflamação
Persistente vermelhidão ou inflamação nos olhos, não aliviadas por colírios comuns, requerem atenção, pois podem ser sintomas de malignidades oculares.

 

Dor ou desconforto
Dores oculares persistentes, não aliviadas por métodos convencionais, podem indicar problemas, embora a dor seja incomum no câncer ocular em estágios iniciais.

 

Cor dos olhos
A coloração dos olhos, como o azul, pode influenciar a suscetibilidade ao câncer ocular. Alterações na cor, embora raras, podem sinalizar doenças subjacentes.

 

Fatores de risco

Luz Ultravioleta: Exposição prolongada ao sol sem proteção aumenta o risco. Recomenda-se proteção solar e ocular.

 

Predisposição genética: Histórico familiar de câncer ocular eleva o risco. Exames regulares são essenciais para detecção precoce.

 

Doenças anteriores: Condições como retinoblastoma ou glaucoma podem aumentar a susceptibilidade ao câncer ocular.

 

Idade: Indivíduos com 50 anos ou mais possuem maior probabilidade de desenvolver câncer ocular, embora possa ocorrer em qualquer idade.

 

Reconhecer os sinais e compreender os fatores de risco são passos cruciais para a detecção precoce e tratamento eficaz do câncer ocular. A prevenção, através da proteção solar e exames regulares, é fundamental para preservar a saúde visual.

 

Melanoma ocular
Sinais de câncer de olho
Fatores de risco
Prevenção ocular
Exames regulares
Proteção solar
Saúde visual
Idade e câncer ocular
Luz ultravioleta
Neoplasias oculares

Compartilhar