SpaceX lança módulo de pouso privado na lua

Publicado por: Editor Feed News
15/02/2024 14:58:09
Exibições: 158
Divulgação/Redes Sociais/Captura de Tela
Divulgação/Redes Sociais/Captura de Tela

SpaceX enviou seu módulo de pouso privado Odysseus para a lua

 

A SpaceX, liderada por Elon Musk, alcançou um feito histórico ao lançar com sucesso o módulo de pouso privado, Odysseus, em direção à Lua em 15 de fevereiro. Desenvolvido pela empresa americana Intuitive Machines, este evento marca um marco significativo na corrida espacial atual.

 

O lançamento ocorreu a partir do icônico espaçoporto de Cabo Canaveral, na Flórida, com o poderoso veículo de lançamento Falcon 9 transportando o Odysseus a bordo.

 

A expectativa é que o módulo de pouso atinja a superfície lunar em 22 de fevereiro, planejando uma aterrissagem próxima ao polo sul da Lua. Este feito tornará a Odysseus a primeira espaçonave privada da história a pousar no satélite natural da Terra, marcando um avanço significativo na exploração lunar.

 

Com um peso total de 675 kg, o Odysseus carrega consigo 12 cargas, das quais seis são propriedade da NASA, incluindo um refletor laser e instrumentos de rádio. As demais cargas pertencem a diversos clientes privados.

 

Este evento reforça a liderança da SpaceX na corrida espacial contemporânea e sinaliza um passo crucial em direção à exploração e explotação da Lua. Vale ressaltar que os Estados Unidos não realizavam uma missão de pouso lunar desde a missão Apollo 17 da NASA, ocorrida há mais de meio século.

 

Além disso, a conquista da Odysseus ocorre pouco tempo após o módulo de pouso japonês SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) ter pousado na Lua em 19 de janeiro, fazendo do Japão o quinto país a alcançar com sucesso a superfície lunar, após a URSS, os EUA, a China e a Índia. Este conjunto de eventos reflete a crescente importância e dinâmica da exploração lunar na atualidade.

 
 

SpaceX, Lua, Módulo de Pouso, Odysseus, Elon Musk, Corrida Espacial, Exploração Lunar, Falcon 9, Cabo Canaveral, NASA, Espaço, Conquista Espacial, Tecnologia Espacial.

 

Compartilhar

Vídeos relacionados