Justiça Americana tornou Trump inelegível à presidência

Publicado por: Editor Feed News
20/12/2023 10:04:31
Exibições: 183
O nome de Trump foi excluído das listas de eleitores nas primárias /Imagem: Fontes abertas
O nome de Trump foi excluído das listas de eleitores nas primárias /Imagem: Fontes abertas

Pela primeira vez na história americana, um tribunal julga inilegível um candidato presidencial ao abrigo da 14ª Emenda em conexão com a tomada do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

 

A Suprema Corte do Colorado decidiu que o ex-presidente Donald Trump não tem o direito constitucional de concorrer à presidência dos Estados Unidos em 2024. A decisão afeta apenas o Colorado, mas a decisão histórica pode afetar a campanha presidencial de 2024.

 

Conforme noticiado pela CNN , o tribunal, pela primeira vez na história, desqualificou um candidato presidencial ao abrigo da 14ª Emenda em conexão com a tomada do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

 

Ao fazê-lo, o Supremo Tribunal do Colorado manteve as decisões do juiz de primeira instância de que a invasão do Capitólio dos EUA em 6 de Janeiro foi uma insurreição e que Trump “participou” nessa insurreição.

 

O nome de Trump foi excluído das listas de eleitores nas eleições partidárias (primárias) durante a votação para a indicação presidencial.

 

Os juízes teriam suspendido a sua decisão até 4 de janeiro para que Trump pudesse recorrer ao Supremo Tribunal dos EUA, que poderia até manter o seu lugar nas eleições estaduais se o recurso não for ouvido rapidamente.

 

Representantes da comissão eleitoral estadual afirmaram que a questão deverá ser resolvida até 5 de janeiro, ou seja, antes do prazo legal para formação da lista de candidatos às primárias do Partido Republicano, marcada para 5 de março.

 

O gabinete de Trump já disse que irá recorrer rapidamente da decisão para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, bem como de um pedido paralelo para suspender a decisão “profundamente antidemocrática”.

 

Eleições presidenciais dos EUA em 2024

A próxima eleição presidencial dos EUA está marcada para 5 de novembro de 2024. Nas 60.ªs eleições, os chefes de Estado podem eleger o 47.º presidente dos Estados Unidos caso o atual dono da Casa Branca, Joe Biden, não participe ou perca as eleições.

 

Em 15 de novembro do ano passado, o 45º Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um comunicado anunciando o início da sua campanha eleitoral.

 

Lembramos que Trump é atualmente o candidato mais popular à indicação do Partido Republicano para participar nas eleições presidenciais de 2024 nos EUA.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados