A Moldávia se prepara contra uma possível invasão russa

Publicado por: Editor Feed News
22/12/2023 10:01:28
Exibições: 198
Primeiro Ministro da Moldávia Dorin Rechan/ Foto: ukrinform.ua
Primeiro Ministro da Moldávia Dorin Rechan/ Foto: ukrinform.ua

A neutralidade não protegerá a Moldávia se a Federação Russa decidir atacá-la, enfatizou o primeiro-ministro moldavo.

 

A Moldávia necessita de um sistema de defesa aérea modernizado para combater as ameaças da Federação Russa. Isto foi afirmado pelo primeiro-ministro da Moldávia, Dorin Rechan, relatórios Reuters.

 

Segundo ele, três dias depois o Parlamento da Moldávia aprovou uma nova estratégia de segurança, que define a Federação Russa como a maior ameaça à segurança do país e do seu governo pró-europeu.

 

Acrescentou que a Moldávia pretende adquirir um sistema de defesa aérea moderno com a ajuda dos seus aliados da UE e da OTAN para proteger os seus aeroportos e principais instalações de infra-estruturas.

“Se o Kremlin decidir nos atacar, o que faremos?”, perguntou Rechan.

O Primeiro-Ministro moldavo sublinhou que a neutralidade não protegerá a Moldávia.

 

Acrescentou que os países desenvolvidos investem na sua segurança para que os seus cidadãos e empresas se sintam protegidos. Rechan acrescentou que, se não o tiverem, as pessoas vão embora e levam consigo o seu capital. E é isso que, segundo ele, está acontecendo atualmente na Moldávia.

 

Como noticiado, na sexta-feira, 15 de dezembro, o Parlamento da Moldávia votou a favor do projeto de resolução sobre a aprovação da Estratégia de Segurança Nacional da Moldávia, que foi enviado pela presidente do país, Maya Sandu.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar