A OTAN vai simplificar o movimento de tropas na EU em caso de guerra com a Rússia

Publicado por: Editor Feed News
23/11/2023 19:36:09
Exibições: 46
A Aliança propõe introduzir Schengen militar para as tropas da OTAN na Europa foto de fontes abertas
A Aliança propõe introduzir Schengen militar para as tropas da OTAN na Europa foto de fontes abertas

General da OTAN Alexander Solfrank: "Devemos preparar o teatro de operações militares muito antes de o Artigo 5 (do Tratado de Defesa Coletiva de Washington) ser invocado."

 

Uma grande burocracia dificulta a circulação das tropas da NATO em toda a Europa. Este problema pode levar a atrasos significativos em caso de conflito com a Federação Russa. Isto foi afirmado pelo chefe do Comando Logístico da OTAN, Tenente General Alexander Solfrank, em entrevista à  Reuters.

"No auge da guerra na Ucrânia, a Federação Russa produzia 50 mil projéteis de artilharia por dia. Esses projéteis devem atingir os obuses. Portanto, é preciso criar armazéns para munições, combustível, peças sobressalentes e provisões”, disse Solfrank.

Segundo ele, a criação de um "Schengen militar" é influenciada pelo facto de a Aliança ter de mobilizar rapidamente as suas tropas por toda a vasta extensão da Europa. "Estamos correndo contra o tempo. O que não fizermos em tempos de paz não estará pronto em caso de crise ou guerra", observou.

 

Ele acredita que a NATO não deve encorajar o Kremlin a calcular mal, mostrando que Moscovo pode ter uma oportunidade de vencer devido ao despreparo da aliança, advertiu Solfrank.

 

“Temos que estar um passo à frente. Temos que preparar o teatro de guerra muito antes de o Artigo 5 (do Tratado de Washington sobre Defesa Coletiva) ser invocado”, disse ele.

 

Conforme relatado , a Rússia pode ter até seis anos para reconstruir o seu exército e atacar a OTAN. Isto é afirmado no relatório dos analistas da Sociedade Alemã de Política Externa. Note-se que se a guerra na Ucrânia for congelada, a Rússia terá seis anos para preparar tropas para um conflito direto com a Aliança.Apesar das significativas perdas russas na guerra contra a Ucrânia, a Rússia pode treinar cerca de 280.000 recrutas por ano. Após seis anos, serão aproximadamente 1,7 milhão, e após dez anos - aproximadamente 2,8 milhões de pessoas que completaram o treinamento militar.

 

Com informações da GLAVCOM

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar