Pessoas LGBT podem participar dos sacramentos da igreja? A resposta do Vaticano

Publicado por: Editor Feed News
13/11/2023 17:00:33
Exibições: 130
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Uma pessoa em um relacionamento do mesmo sexo pode ser testemunha em um casamento católico

 

Pessoas de orientação não tradicional, os transexuais podem ser padrinhos durante o ritual católico romano, testemunhas durante os casamentos religiosos e também receber o batismo. O anúncio foi feito pelo escritório doutrinário do Vaticano, escreve  a Reuters.

Em julho, o bispo José Negri, de Santo Amaro, no Brasil, enviou seis perguntas ao escritório doutrinário sobre as pessoas LGBT e sua participação nos sacramentos do batismo e do casamento.

 

O cardeal argentino Victor Manuel Fernandez assinou a carta e o Papa Francisco a aprovou em 31 de outubro. As perguntas e respostas foram publicadas no site do escritório doutrinal em italiano.

 

Quando questionado se é possível batizar transexuais, o escritório doutrinal respondeu que é possível sob certas condições e desde que “não haja risco de causar escândalo público ou desorientar os fiéis”.

 

O Vaticano também acredita que os transexuais podem ser padrinhos a critério do padre local, bem como testemunhas em casamentos religiosos, mas o padre local deve exercer “discrição pastoral” nesta matéria.

 

Uma pessoa que mantém um relacionamento entre pessoas do mesmo sexo pode ser testemunha de um casamento católico, pois não há proibições a esse respeito na legislação eclesial vigente. Além disso, essas pessoas podem ser padrinhos, mas devem “levar uma vida que corresponda à fé”.

 

Além disso, o bispo brasileiro perguntou se um casal do mesmo sexo poderia batizar uma criança adotada ou uma criança nascida de uma mãe de aluguel. O Vaticano respondeu que para isso deveria haver “uma esperança bem fundamentada de que ela será educada na religião católica”.

Anteriormente , o Papa sugeriu a possibilidade de abençoar os casais homossexuais.

Com informações GLAVCOM

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados