A Rússia planeja expandir a sua presença militar na África, Europa em risco

Publicado por: Editor Feed News
06/11/2023 19:50:57
Exibições: 183
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Vladimir Putin, planeja criar uma base naval na Líbia, para expandir a sua presença militar na África, o que representa um grande perigo para a Europa.

 

Isso é noticiado pela Bloomberg.

"Um acordo de defesa está sendo preparado entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o comandante militar oriental da Líbia, Khalifa Haftar, após a reunião deles em Moscou, no final de setembro. A administração dos EUA leva esta ameaça “muito a sério”, disse o antigo enviado especial dos EUA à Líbia, Jonathan Wiener.

 

Manter a Rússia fora do Mediterrâneo era um objetivo estratégico fundamental, disse ele, mas se a Rússia conseguisse portos lá, isso lhe daria a capacidade de espionar toda a União Europeia.

 

Note-se que os navios de guerra russos, muito provavelmente, receberão o direito permanente de estacionar no Tobruk líbio, que está localizado a apenas algumas centenas de quilómetros do Mar Mediterrâneo, a partir da Grécia e da Itália.

 

“No entanto, esta é uma perspectiva de longo prazo, pois exigirá uma modernização significativa das instalações portuárias. Atualmente, a Rússia tem apenas uma base naval no Mediterrâneo – em Tartus, na Síria. Apesar disso, a Rússia tem tido uma presença oculta na Líbia durante anos através dos mercenários da PMC Wagner, que chegaram ao país após a remoção de Muammar Gaddafi em 2011", acrescenta a publicação.

 

No dia anterior, a inteligência sul-coreana estabeleceu e informou as autoridades do país que a  Coreia do Norte tinha fornecido à Rússia mais de um milhão de projéteis de artilharia  para utilização na guerra contra a Ucrânia. A Coreia do Norte também enviou conselheiros à Federação Russa sobre o uso de munições, que serão suficientes para cerca de dois meses.

 

Recordemos que, no final de Outubro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Gabrielus Landsbergis, anunciou que a União Europeia entregou à Ucrânia apenas 300.000 projécteis de artilharia do milhão prometido, enquanto a RPDC já forneceu ao exército russo 350.000  munições .

Com informações PRM (UA)

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar