Caso pise no Brasil, o foragido Vladimir Putin, poderá ser preso

Publicado por: Editor Feed News
22/03/2023 20:07:28
Exibições: 175
Divulgação/Redes Sociais
Divulgação/Redes Sociais

Caso chegue ao Brasil, o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, poderá ser preso em virtude de mandado expedido pelo Tribunal Penal Internacional.

 

O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informa o Ukrinform .

Questionado se Putin poderia ser preso se viesse ao Brasil, um funcionário do governo disse: "Qualquer um que vá para um país membro do TPI pode ter problemas, não tenho dúvidas disso."

 

Segundo ele, o Brasil respeita e cumpre as decisões da Corte Internacional de Justiça.

Vieira também confirmou a condenação do Brasil à invasão russa em grande escala na Ucrânia.

Lembramos que em 17 de março  o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin,  e a comissária para os direitos da criança, Maria Lvova-Belova.

 

Em resposta a isso, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia,  Maria Zakharova, afirmou que o mandado do TPI não teria "nenhum significado" para a Rússia .

 

Por seu lado, o porta-voz do Tribunal Penal Internacional em Haia, Fadi El Abdallah, disse que a decisão do Tribunal Penal Internacional de emitir um mandado de prisão contra o ditador russo Vladimir Putin e o Comissário para os Direitos da Criança na Federação Russa, Maria Lvova-Belova é importante principalmente para a Ucrânia, não para a Rússia .

 

Segundo Oleksiy Danilov, secretário do Conselho de Segurança Nacional,   a China ficará em uma situação difícil após a decisão da Corte de Haia  se ocorrer o encontro entre o líder chinês Xi Jinping e o ditador russo Vladimir Putin.

 

A propósito, o promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan,  acredita que é bastante provável que o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, mais cedo ou mais tarde compareça ao Tribunal Penal Internacional  e receba um veredicto por seus crimes .

 

Além disso, apesar do fato de a ISS não ser reconhecida pelos Estados Unidos, o presidente Joe Biden disse a repórteres que  considera justificada a emissão do mandado de prisão do ditador russo Vladimir Putin pelo Tribunal Penal Internacional , chamando essa decisão de "um argumento muito forte". "

Editado por Mike N.

Com informações da Agência Ukrinform (UA)

Compartilhar