Estudantes buscam preservar nascentes em Garanhuns

Publicado por: Editor Feed News
17/04/2018 11:08:50
Exibições: 392
(Courtesy Pixabay)
(Courtesy Pixabay)

Responsável por desempenhar importantes serviços ambientais para o bem-estar humano, as nascentes também regulam o microclima e controlam desastres naturais, além de ser importante local de refúgio, alimentação e reprodução de animais silvestres. Diante do crescimento urbano e da falta de preservação das fontes, estudantes do 7º ano da Escola Estadual Senador Aderbal Jurema, localizada no município de Garanhuns, se sentiram intrigados com a real situação e criaram o projeto Preserve as nascentes, salve vidas! que tem como objetivo conscientizar, preservar, proteger e recuperar nascentes na região.

 

Para tomar mais conhecimento sobre a causa, professores e estudantes visitaram as nascentes da área urbana do município e tomaram como modelo a nascente Pau Pombo, que fica localizada no interior do parque Ruber Van der Linden, em Garanhuns. Por se tratar de um ponto turístico que tem sofrido com os grandes impactos causados pela expansão urbana no seu entorno e sabendo da possibilidade de ocorrer o mesmo com as demais fontes que existem na região, os estudantes perceberam que seria a hora de realizar um trabalho voltado para a sensibilização, conscientização e estímulo ao cuidado com as minas de água.

 

Então, desenvolveram o projeto Preserve as nascentes, salve vidas! para mostrar à população que o crescimento urbano contínuo e mal planejado está sendo um dos principais fatores que têm acarretado os maiores problemas relacionados às fontes naturais. “A nossa escola sempre teve a preocupação de formar cidadãos comprometidos com as questões ambientais”, afirma a professora e coordenadora do projeto, Thais Alencar. “Porém, abordar o tema Água nesse novo projeto tem sido uma forma de ampliar a visão dos nossos estudantes, sobretudo, o valor da água doce e de estimulá-los a se verem como parte responsável pelo cuidado e preservação desse recurso natural”, completa.

 

Para que essa conscientização chegue à população quanto para fornecer materiais essenciais à efetivação do plano de ação elaborado, os estudantes fazem periodicamente divulgação em blogs, rádios e distribuição de materiais informativos como: cartilhas, faixas e placas. Além disso, os estudantes têm realizado, frequentemente, palestras em escolas municipais, estaduais e particulares do município, para suscitar um momento de reflexão e debater junto com a população que tem sido convidada para estar com eles nesse momento.

 

Serviço

Projeto Preserve as nascentes, salve vidas!

Contato: 3183-9293 - Secretaria de Educação do Estado - Douglas Morais

87- 9 9622-1491 - Professora Thais Alencar - Coordenadora do projeto.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados