Aplicativo reunirá feiras do agreste de Pernambuco numa só plataforma de mCommerce

Publicado por: Editor Feed News
25/05/2015 22:48:55
Exibições: 1,997

Iniciativa da TV Shopshow busca agrupar o comércio tradicional do agreste em um único portal de m-Commerce.

 

Segundo o relatório trimestral “State of Mobile Commerce” da Criteo mostra que o comportamento do consumidor via mobile continua a avançar mais rápido do que a velocidade dos varejistas para se adaptarem às novas ferramentas.

 

No Brasil, 14% das transações online do segundo trimestre foram realizadas por meio de dispositivos móveis, sendo que 10% ocorreram via smartphone e 4% via tablet. O resultado é baseado em dados de 1,4 bilhões de transações online que movimentaram US$ 160 bilhões de vendas anuais.

 

As transações mobile dos Estados Unidos, por exemplo, já ultrapassam os 30% em sua média. Porém, os principais varejistas online conseguiram 40% de vendas por dispositivos móveis. Em relação as categorias, “Moda e Luxo” e “Travel” são as campeãs, com uma em cada três transações feitas por smartphones ou tablets. Já a categoria “Home”, que tem um histórico de crescimento mais lento, está ganhando velocidade e passou de 17% para 21% no segundo trimestre.

 

Com a introdução de telas maiores, como IPhone 6 e o Samsung Galaxy, os consumidores vêem nos smartphones uma maneira conveniente e cômoda de fazer seus pedidos. Ainda que os smartphones Android estejam perdendo terreno para o IPhone, o gasto absoluto em Android tem se mantido estável. Nos Estados Unidos, o IPhone foi responsável pela maioria das transações via smartphone, com 66%, ante 61% nos últimos dois trimestres. Porém, mundialmente falando, o Android é líder na maioria dos países, incluindo o Brasil, que obteve 7% de transações via Android ante 3% do IPhone.

 

Os sites mobile otimizados são o segredo para o sucesso no mCommerce. A diferença é significativa, pois sites não otimizados tem 23% de suas transações ecommerce via mobile enquanto que sites otimizados conseguem 31%. Quanto mais um site for otimizado para o mobile, maior é o aumento na taxa de conversão. Para websites que são apenas ‘navegáveis’ nos dispositivos móveis, a taxa de conversão fica em 2,9% contra 1,6% para sites não otimizados. Quando o site é adequado para o mobile, a taxa de conversão passa para 3,4%. Essa diferença também fica clara no ‘digital funnel’, onde o usuário que acessa um site otimizado visualiza cerca de 2,9 produtos e as compras atingem 9,5%. Nos sites não otimizados, são 2,3 produtos e pedidos em 8,4%.

 

O projeto promete revolucionar o tradicional comércio de roupas de Caruaru e cidades vizinhas. A região possui mais de 20 mil pequenos produtores e pontos de venda de confecções, mas poucos têm alguma interação online com os clientes.

 

Por isso, a TVSHOPSHOW e a USINA DE MIDIA, uma Startup de tecnologia e mídias digitais, resolveram criar a iniciativa e disponibilizar o aplicativo a baixo custo com padrão mini lojas virtuais para smartphones. O que se pretende é otimizar a venda dos produtos da região por meio de um portal exclusivo. "A ideia combinou inovação com praticidade, pois, realizando apenas um cadastro, login e senha o confeccionista, tem sua loja individual prontinha na palma da mão para exibir seus produtos" afirma Robson Santos, do Shop Show. Pode ainda publicar e alterar ate 20 fotos com descrição preços e tratar diretamente com o consumidor, lojistas e atacadistas. Os usuarios terão acesso a todas as lojas parceiras do app, e, na hora de finalizar a compra, negociará diretamente com aquele fornecedor em pagina privada sem intermediários.

 

Segundo Mike Nelson, um dos idealizadores do projeto, o foco é facilitar não só as vendas, mas também a relação entre confeccionistas e clientes, criando comodidade e atraindo um novo público para os pequenos empresários.

 

"Começamos com tudo isso há um ano e meio, após percebermos as dificuldades dos lojistas com as vendas online, tanto pela questão financeira, quanto pelo marketing", explica o apresentador do Show das Feiras. Nelson afirma que a ideia do site, batizado de Moda Express, serve para facilitar a vida dos fabricantes, que terão um portal de vendas e serviço de marketing digital nas plataformas sociais, além de oferecer rapidez e facilidade para os clientes.

 

Também faz parte do projeto, o developer Romeu Santos, ele afirma que o site será um aliado do tradicional comércio de roupas, para fortalecer as vendas em tempos de crise. Ele explica que não há nada similar ao projeto no Brasil, e a inovação só tende a auxiliar o comércio a crescer. Outro membro da Usina de Midia o analista de sistemas Rodrigo Rodrigues afirma que "A empresa precisa da adesão de volume, pelo menos, 100 fabricantes, para que o projeto comece a funcionar". O m-commerce mobile entra em fase beta (testes) e qualquer interessado pode entrar e gratuitamente, conhecer a plataforma por até sete dias.

 

Nelson fala que os custos de participação no Moda Express podem variar de acordo com a necessidade do anunciante. "Cada comerciante tem a total liberdade de escolher o plano que mais se adapta ao seu bolso, 30m ou 90 dias todos Low Coast. Desse modo, podemos abranger grandes e pequenos", afirma o especialista em mídias digitais. Ele ainda complementa, dizendo que o objetivo final é fortalecer o comércio local que ano a ano vem perdendo terreno para outros polos de confecções, pois, desse modo, pessoas de outros estados podem se interessar pelas confecções da região, e comprar produtos desse comércio, aumentando o lucro dos produtores da moda pernambucana.

 

Marlla R.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados