Autoestima lá em cima

Publicado por: Editor Feed News
27/04/2015 09:43:45
Exibições: 1,297

Construímos nossas vidas seguindo regras e crenças que nos foram impostas e determinam nosso comportamento, especialista da dicas para turbinarmos nossa autoestima e transforma-la numa poderosa ferramenta para realizarmos nossos sonhos

 

A forma como uma pessoa enxerga a si mesmo é chamada de autoestima. É ela que causa felicidade ou tristeza em uma pessoa, que a faz sentir bem consigo mesma ou não. Ela é, também, uma poderosa aliada que permite atingir grandes conquistas, além de fazer com que a pessoa acredite em seu próprio potencial, e se coloque no caminho para realizar seus sonhos.

 

Segundo Madalena Feliciano psicologa e diretora do IP Coaching muitas vezes é mais fácil atribuir valores aos outros, do que a nós mesmos, isso acontece através das relações negativas e positivas desde a nossa infância, que vão moldando o mapa da nossa vida criada pelo outro, e que muitas vezes nos fazem acreditar que somos assim ou assado. É fundamental o autoconhecimento, para que você possa conduzir a sua vida no seu verdadeiro território, e não no mapa dos outros.

 

Se ao se olhar no espelho, você não está gostando do que está vendo, reflita e identifique o que faz você se sentir assim; quando conduzimos nossas vidas no mapa que o outro criou a nosso respeito, temos grandes dificuldades de enxergar o verdadeiro eu e isso faz com que você não esteja satisfeita com que está vendo.

 

Para Madalena, o primeiro passo para grande mudança é querer mudar, mudar pensamentos sobre si mesmo, mudar atitudes do seu dia a dia, fazer aquilo que você realmente gosta, conhecer suas qualidades e pontos fortes e potencializá-los. Abandone a “coitadinha” que existe dentro de você. Ouça sua voz interior, o que está te dizendo? É o que você acredita? Avalie se são coisas boas ou ruins a seu respeito. Se for necessário busque ajuda profissional para essa nova descoberta do eu interior e das mudanças que você precisa adotar de agora em diante.

 

Um outro passo importante é, se afaste de pessoas que possam minar o seu progresso. Absorva somente críticas construtivas, o que não serve para você, “delete”, afinal só você sabe exatamente quem você é de fato.

 

A grande tendência é nos valorizarmos para os “outros” e não para nós mesmos.
Se colocar em primeiro lugar, não significa fazer somente para si, significa que suas necessidades, sentimentos e vontades são muito importantes.


A consequência da baixa autoestima é a desvalorização de si mesmo.


Algum acontecimento ruim pode estar ocorrendo em sua vida agora, isso pode estar diretamente relacionado à sua baixa autoestima. Isso pode causar uma série de sentimentos negativos que acabam por, digamos, atrair, ou até melhor, causar, uma série de situações negativas e frustrantes.
Sem autoestima esperamos que o “outro” faça aquilo que não fazemos por nós mesmos.

 

O que leva a uma autoestima baixa

 

Construímos nossas vidas seguindo as regras e crenças que nos foram impostas, que influenciam e determinam nosso comportamento.

 

Nos guiamos por nossas próprias convicções ou nos baseamos nas experiências de vozes alheias.

 

Não busque o modelo ideal, seja o seu modelo ideal. Queira acima de tudo estar bem com você mesmo.

 

Não faça mais força para alcançar os seus modelos, ao invés disso comece a se “dar força”. Se “dar força”, é se permitir ser quem você é, se aceitar. Não se deixe invadir.

 

Tome posse de si mesmo.

Dicas de Madalena para elevar sua autoestima:

 

 

1.Analise sua vida

 

Você realmente está vivendo a vida que gostaria? O primeiro passo é analisar como a pessoa está levando a vida, para determinar quais os aspectos que necessitam ser mudados.

 

2. Não tome decisões precipitadas:

 

Não querer mudar do dia para noite é fundamental, pois o resultado não é imediato, e sim progressivo. Com pequenas ações diárias podemos chegar ao cenário desejado.

 

3. Não se critique demais

 

Tudo deve ser levado de modo saudável. Estar próximo a pessoas positivas e manter-se alerta aos pensamentos negativos é um exercício simples com excelentes resultados, pontua.

 

4. Encare seus problemas de frente

 

O ideal é não fugir dos seus obstáculos. Fugir do que dá medo é compreensível, mas não ajuda em nada no processo de melhora de si mesmo.

 

5. Trabalhe no seu autoconhecimento

 

Responsabilizar-se por suas escolhas é uma etapa importante no amadurecimento e melhoria pessoal.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar