A triste realidade do assédio moral nas empresas de telesserviços

Publicado por: Editor Feed News
11/01/2015 12:48:10
Exibições: 1,229

 


Watson Pacheco Silva*
Assédio moral é uma ocorrência comum nas empresas de telemarketing e por isso se constitui um dos temas que mais tem sido discutido na atualidade, no que se refere ao trabalho e ao trabalhador.
Na verdade, a questão é tão antiga quanto o próprio trabalho, mas a sua manifestação jamais se deu de forma tão contundente como agora. O conceito, apesar de não ser tão recente, vem recebendo um destaque maior na mídia e nos meios jurídicos e políticos nos últimos tempos, em razão da tendência atual de humanização das relações de trabalho.
O assédio moral consiste na exposição do indivíduo a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas, durante o horário de trabalho e no exercício de suas funções, situações essas que ofendem a sua dignidade ou integridade física. Cabe destacar que, em alguns casos, um único ato, pela sua gravidade, pode também caracterizá-lo.
Pode-se dizer que o assédio moral é toda e qualquer conduta, que pode se dar através de palavras ou mesmo de gestos ou atitudes, e que traz dano à personalidade, dignidade ou integridade física ou psíquica do assediado, pondo em risco seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho.
O objetivo do assediador, via de regra, é motivar o trabalhador a pedir demissão ou a cumprir metas ou simplesmente visando a humilhá-lo perante a chefia e demais colegas, como uma espécie de punição pelas opiniões ou atitudes manifestadas.
O assédio moral provoca a degradação do ambiente de trabalho, que passa a comportar atitudes arbitrárias e negativas, causando prejuízos a todos, inclusive no desempenho dos funcionários, que acaba por refletir na produtividade da empresa como um todo bem como aumentando o índice de rotatividade de colaboradores.
Uma forma eficiente de prevenção e de redução no índice de rotatividade é a realização de campanhas nas empresas para divulgação das informações sobre o assédio moral, bem como a implantação de programas de melhoria na qualidade de vida no trabalho. O ideal é que o maior número de trabalhadores esteja satisfeito como o ambiente em que estão inseridos, ao qual é constituído por relações cotidianas que os funcionários vivenciam.
É importante que o setor de telesserviços se reestruture para que seja realizada uma mudança radical em seus ambientes de trabalho, buscando alternativas para que os seus funcionários confiem nas pessoas para as quais trabalham, se orgulhem do que fazem e gostem das pessoas com as quais convivem. Dessa forma, possam acreditar que trabalham para uma excelente empresa, permitindo que atitudes assim façam com que as pessoas envolvidas nesse ambiente consigam produzir o seu melhor trabalho.
*Watson Pacheco da Silva é advogado, especialista em Gestão Empresarial e Direito da Empresa, associado do Escritório Tavares, Yamazaki, Calazans e Vieira Dias Advogados, membro das Comissões de Direito Empresarial e de Assuntos Tributários e Reforma Tributária da OAB do Distrito Federal e Professor.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados