Podóloga ensina como ter pés lindos no verão

Publicado por: Editor Feed News
03/11/2014 12:36:44
Exibições: 1,893
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

 

Cuidados simples, muita hidratação e o corte correto das unhas garantem pés macios, saudáveis e bonitos com as dicas da Doctor Feet

 

O calor já começa a dar as caras e os pés, após meses fechados em botas e sapatos quentes, ganham as ruas em sandálias e chinelos. Mas como eles estão? Prontos para toda essa exposição? Pensando nisso, a Doctor Feet - franquia de serviços e produtos de tratamentos para os pés - traz algumas dicas simples e eficazes para estar com os pés em dia neste verão.

Conforme explica a podóloga e coordenadora técnica, Cristina Lopes, os cuidados para se ter pés saudáveis e lindos começa pelo corte correto das unhas. Veja algumas dicas que a especialista preparou:

 

Cortar as unhas: O corte pode ser realizado de acordo com o seu crescimento e isso varia um pouco de pessoa para pessoa e também da preferência de cada um, pois algumas pessoas gostam das unhas mais curtas e outras preferem um pouco mais compridas. O mais importante é a forma de cortá-las que deverá ser reta e nunca invadir os cantos para evitarmos que elas encravem.

 

Lixar as unhas: O lixamento tanto de unhas quanto dos pés deverá ser feito uma vez ao mês e preferencialmente por um profissional habilitado. O lixamento realizado por um profissional habilitado é o ideal, pois é realizado com lixa que vai no chamado "micro motor" e desta forma o acabamento se torna mais eficiente. Existem cremes específicos para os pés, normalmente à base de silicone ou ureia, o que permite uma hidratação mais profunda e duradoura.

 

Hidratar os pés: Para mantermos nossos pés sempre bonitos, o ideal é hidratá-los diariamente com um creme com alto poder de hidratação além de realizar pelo menos uma vez ao mês uma hidratação profunda com um profissional especializado. Após realizarmos a hidratação profunda com um profissional especializado, podemos manter a hidratação em casa. Uma vez por semana podemos usar um creme à base de silicone ou ureia e aplicar "papel filme" e deixar agir por 20 minutos. Esse cuidado prolongará o efeito da hidratação profunda.

 

Esmaltar: Podemos esmaltar nossas unhas normalmente, desde que não apresentem nenhuma patologia, como micose por exemplo. O ideal é que entre uma "esmaltação" e outra deixemos as unhas pelo menos dois dias sem esmalte para que elas possam "respirar".

 

Além de tudo isso, a profissional ainda alerta para o perigo das micoses. Conforme Cristina, se os pés apresentarem qualquer alteração, seja na coloração das unhas ou se apresentar descamação e coceira, o ideal é que se procure um dermatologista que irá realizar o diagnóstico e medicar, se necessário, a partir daí devemos acompanhar com um podólogo que dará continuidade ao tratamento prescrito pelo médico.

 

A micose é causada por fungos e pode ser contraída na praia, sauna, piscina e até pelo uso de calçado de alguém que tenha micose. Devem-se tomar alguns cuidados como sempre secar bem os pés após o banho, principalmente no meio dos dedos; Se tivermos que usar meias, usar sempre meias de algodão que absorvem a transpiração; Alternar os calçados e após o seu uso, deixa-los arejando antes de guardá-los no armário; Fazer assepsia nos calçados com frequência.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar