Desvendando os Mistérios do Câncer com Dra. Carolina Mendes

Publicado por: Editor Feed News
14/02/2024 12:00:00
Exibições: 163
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Entrevista Expressa: 

Entrevistadora: Boa tarde, Dra. Carolina. Agradecemos por participar da nossa "Entrevista Expressa". Para começar, poderia explicar para nossos leitores o que é e como surge o câncer?

 

Dr. Carolina: Boa tarde. O câncer é um processo complexo que se inicia com uma mutação genética, uma alteração no DNA da célula. Essa modificação leva a célula a receber informações erradas para suas atividades normais, desencadeando o surgimento do câncer.

 

Entrevistadora: Entendido. Pode detalhar como essa mutação genética acontece e qual é o papel dos proto-oncogenes nesse processo?

 

Dr. Carolina: Certamente. As alterações genéticas ocorrem em genes especiais chamados proto-oncogenes, que normalmente são inativos em células saudáveis. Quando ativados, esses proto-oncogenes transformam-se em oncogenes, desempenhando um papel crucial na conversão de células normais em células cancerosas.

 

Entrevistadora: O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese. Pode explicar como esse processo acontece e por que geralmente leva vários anos para que um tumor se torne visível?

 

Dr. Carolina: A carcinogênese é um processo gradual que ocorre lentamente ao longo do tempo. Pode levar vários anos desde a mutação genética inicial até a formação de um tumor visível. Os efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos desempenham um papel crucial nos estágios de iniciação, promoção, progressão e inibição do tumor.

 

Entrevistadora: Você mencionou três estágios na carcinogênese. Poderia explicar mais sobre o estágio de iniciação?

 

Dr. Carolina: Claro. No estágio de iniciação, os genes sofrem ação de agentes cancerígenos, resultando em modificações genéticas. Nessa fase, as células estão geneticamente alteradas, mas ainda não é possível detectar um tumor clinicamente. Elas ficam "preparadas" para a ação de um segundo grupo de agentes que atuará nos estágios seguintes.

 

Entrevistadora: Obrigada, Dra. Carolina, por compartilhar essas informações valiosas sobre o surgimento do câncer. Essa entrevista certamente esclarecerá muitas dúvidas dos nossos leitores.

 

Dr. Carolina: É um prazer contribuir para a compreensão desse tema tão importante. Se puder ajudar a esclarecer mais alguma dúvida, estou à disposição.

 

 

Compartilhar