Ucranianas tentaram sair do Brasil ilegalmente com ovos de ave silvestre em extinção

Publicado por: Editor Feed News
06/02/2024 08:51:24
Exibições: 171
Foto PRF
Foto PRF

Ovos retirados de reserva ambiental na BA seriam negociados no Suriname

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve, na tarde da última sexta-feira (02/02), duas cidadãs ucranianas que tentavam deixar o país com ovos de Arara-azul-de-lear, uma espécie nativa do Brasil, durante uma abordagem realizada no Km 409 da BR 116, em Governador Valadares (MG).

 

A prisão das duas turistas estrangeiras ocorreu após uma troca de informações entre a equipe de Inteligência da PRF em Paulo Afonso (BA) e a Delegacia da PRF em Governador Valadares (MG).

 

Com base nas informações fornecidas pela PRF-BA, a equipe da PRF-MG conseguiu abordar o veículo utilizado pelas ucranianas, que seguia de Salvador (BA) para São Paulo (SP).

 

Durante a abordagem, os policiais identificaram uma espécie de estufa dentro de uma bolsa, contendo 6 ovos de aves intactos. Após alguns questionamentos, as turistas admitiram que se tratavam de ovos de aves silvestres nativas do Brasil, destinados ilegalmente ao Suriname para comercialização. Nesse momento, os policiais informaram que as mulheres seriam encaminhadas à Polícia Judiciária Federal para os procedimentos legais cabíveis diante da situação flagrante.

 

Contudo, durante o deslocamento para a unidade policial, uma das mulheres conseguiu quebrar 5 ovos, resultando na preservação de apenas 1 ovo intacto.

 

Após consultas à unidade da PRF em Paulo Afonso (BA) e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA-BA), constatou-se que os ovos da Arara-azul-de-lear, uma espécie ameaçada de extinção, possivelmente foram retirados de uma área de Proteção Ambiental no estado da Bahia.

 

A ocorrência, juntamente com as turistas detidas, a estufa e os ovos, foram encaminhados à Polícia Judiciária Federal em Governador Valadares (MG) para os procedimentos legais cabíveis.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados