Bloomberg: EUA forçam Holanda a cancelar envio de maquinas para China

Publicado por: Editor Feed News
02/01/2024 10:37:30
Exibições: 153
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

A fabricante holandesa tinha licença para fornecer os produtos à China até este mês.

 

A empresa holandesa ASML Holding NV cancelou as entregas de várias de suas máquinas para a China a pedido da administração do presidente dos EUA, Joe Biden , relata a Bloomberg. Isso aconteceu poucas semanas antes de entrar em vigor a proibição de exportação de equipamentos de última geração para a produção de microcircuitos, disseram fontes ao jornal.

 

O fabricante holandês tinha licenças para fornecer três máquinas de litografia UV profunda para empresas chinesas até janeiro, quando as novas restrições holandesas entrarão em vigor. No entanto, as autoridades dos EUA pediram à ASML que interrompesse imediatamente os envios planejados para a China.

 

A ASML confirmou que o governo holandês revogou recentemente parcialmente as licenças para o fornecimento de sistemas litográficos à China, afetando um pequeno número de clientes. Num comunicado divulgado após a reportagem da Bloomberg, a empresa disse que recentemente manteve discussões com os EUA sobre o âmbito e o impacto das suas regras de controle de exportações, mas não deu mais detalhes.

 

Porta-vozes do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca e do Ministério das Relações Exteriores holandês se recusaram a comentar com a Bloomberg.

 

As notícias dos cortes de fornecimento tiveram impacto sobre os fabricantes de chips chineses. A Semiconductor Manufacturing International Corp., empresa de semicondutores que ajudou a Huawei a fabricar processadores de 7 nanômetros para seu novo smartphone, caiu 3% nas negociações de Hong Kong na terça-feira. Ações da Hua Hong Semiconductor Ltd. caiu 2,8%.

 

ASML, a empresa de tecnologia mais cara da Europa, caiu ligeiramente para 679,80 euros às 9h32 no pregão de Amsterdã, depois de ter caído anteriormente até 1,8%.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados