Caruaru dispõe de centro especializado de atendimento à pessoa com deficiência

Publicado por: Editor Feed News
10/04/2014 12:50:57
Exibições: 1,735

Profissionais capacitados auxiliam o desenvolvimento de pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla


O Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência (CAPD) é uma unidade da Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais para aprimorar a prestação de serviços à população com deficiência de Caruaru. Através do núcleo, crianças, adolescentes, adultos e idosos dispõem de atendimento fisioterapêutico, psicológico e social gratuito, de segunda a sexta, das 7h às 17h, no espaço localizado na rua Deolindo Tavares, nº 191, no bairro Maurício de Nassau.

 

O CAPD fornece também o serviço de Transporte ao Cadeirante, que é busca domiciliar de usuários cadeirantes para o deslocamento aos serviços de saúde, educação, atividades profissionais e de lazer que podem ser realizados no próprio centro ou em outras unidades, por exemplo, as de Saúde do município. A inclusão no serviço é feita mediante a procura do interessado, seguida de apresentação e avaliação das cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID), além de duas fotos 3x4.

 

Conjuntamente, a equipe do centro realiza visitas domiciliares a usuários e interessados com o objetivo de verificar as necessidades sociais e encaminhar os casos para políticas públicas específicas. Ainda na unidade, é possível adquirir o formulário para solicitação junto ao Governo Federal do Passe Livre Interestadual, carteirinha que permite a pessoa com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, viajar para outros estados de ônibus, trem e até de barco, sem custos.

 

Após adquirir o formulário no CAPD e preenchê-lo, o usuário precisa de avaliação médica para enviar a documentação ao Ministério dos Transportes, responsável pela emissão da carteira. O município elabora um cadastro do usuário e acompanha até a finalização do processo, fornecendo orientações ao requerente.

 

São oferecidos também cursos de capacitação tanto para os usuários, quanto para familiares e cuidadores. Atualmente, estão em funcionamento o curso de libras, com turmas já fechadas, e o curso de biscuit, com inscrições abertas até o fim da semana, com aulas todas as terças, quartas e sextas-feiras, na parte da tarde. O curso de informática também está com vagas abertas, com horários e datas ainda não definidos. Para este último, é necessário apresentar documentos de identificação pessoal para efetuar a inscrição. Mais informações pelo telefone (81) 3701-1885 ou 0800-281-3344.

 

Fonte: SECOM PMC

Compartilhar