Recife será palco de discussão sobre governança clínica

Publicado por: Editor Feed News
08/04/2014 14:46:51
Exibições: 1,568

Seminário reúne as principais lideranças do setor de saúde do Norte e Nordeste

 

João Soares Lyra Neto, Governador de Pernambuco, André Longo, Diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), participarão do evento.

 

O tema Governança Clínica tem ganhado cada vez mais atenção nos últimos tempos. Com origem do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS – sigla em Inglês), o conceito tem como foco principal iniciativas voltadas para a melhoria da assistência, utilizando como princípios os processos de Qualidade e Governança Organizacional.

 

De acordo com a definição do próprio NHS, a Governança Clínica “é um sistema através do qual as organizações são responsáveis por melhorar continuamente a qualidade dos seus serviços e a garantia de elevados padrões de atendimento, criando um ambiente de excelência de cuidados clínicos”.

 

Para alcançar esses resultados, é importante que as instituições de saúde sigam alguns pilares importantes, como: efetividade da intervenção clínica, auditoria clínica eficaz e participativa, gestão eficiente do risco de eventos adversos, educação e treinamento de profissionais, desenvolvimento e pesquisa clínica e transparência em todos os processos.

 

Entendendo a complexidade do assunto e percebendo a necessidade de aprofundar as discussões, “Governança Clínica: O desafio da sustentabilidade dos hospitais brasileiros” será o tema de um dos principais seminários promovidos pela Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados, a ser realizado no dia 10 de abril, no JCPM Trade Center, no Recife (PE).

 

O evento reúne autoridades do Estado e do Município, como o Vice-governador de Pernambuco, João Soares Lyra Neto, os principais gestores da saúde do Norte e Nordeste, como Francisco Eustácio Fernandes Vieira, do Hospital Santa Joana (PE); Paulo Azevedo Barreto, do Hospital São Lucas (SE); Alexandre Lobak, do Hospital Esperança (PE), Dácio Guimarães, da Santa Casa de Maceió (AL); Eduardo Jorge Marinho De Queiroz Junior, do Hospital Santa Izabel (BA), além do Diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), André Longo.

 

Entre os temas a serem debatidos, podemos citar a experiência dos hospitais membros da Anahp em relação à governança clínica; modelos de compliance, abordando a ética nas relações dos atores da saúde; modelos compensatórios de remuneração e a sustentabilidade dos hospitais brasileiros.

 

Na ocasião, a Anahp fará o lançamento regional do Livro Branco: Brasil Saúde 2015 – A sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro - documento composto por 12 propostas para o aprimoramento da atenção à saúde e da atuação integrada entre os setores público e privado. Este documento está sendo entregue aos candidatos à Presidência da República e autoridades de todo o País.

 

Serviço:

Seminário de Governança Clinica: o desafio da sustentabilidade dos hospitais brasileiros
Data: 10 de abril de 2014
Horário: das 09h00 às 17h00
Local: JCPM Trade Center – Recife – Pernambuco
Av. Engenheiro Antônio de Góes, 60 – Pina - Recife

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados