Como acelerar internet lenta. Sete causas comuns e como corrigi-las

Publicado por: Editor Feed News
04/07/2023 18:26:40
Exibições: 123
Cortesia Editorial Unsplash
Cortesia Editorial Unsplash

Às vezes, simplesmente reiniciar seu roteador ou telefone pode acelerar sua conexão. 

 

Uma velocidade lenta da Internet pode atrapalhar seu trabalho e estudos, ou simplesmente estragar uma noite familiar em casa quando você decide assistir a um filme.

 

Em geral, você pode corrigir uma conexão lenta com a Internet se o problema for seu. Às vezes, simplesmente reiniciar seu roteador ou telefone pode acelerar sua conexão. Mas velocidades consistentemente lentas também podem ser o resultado de problemas com seu ISP.

 

Normalmente, seu modem ou roteador ( ou ambos) cria um gargalo se não estiver funcionando corretamente - o mesmo vale para gateways sem fio. Se o seu hardware for muito antigo, ele pode não suportar protocolos de Internet importantes. Danos ao hardware, como portas ou componentes defeituosos, também podem causar lentidão.

 

Listaremos os problemas mais comuns e como corrigi-los para aumentar sua velocidade.

Razões para internet ruim


Existem muitas razões pelas quais sua internet está lenta. Talvez seu ISP esteja com problemas, sua rede doméstica precise ser reiniciada ou você esteja muito longe de seu roteador.

 

Pode haver muitas razões para uma Internet ruim, algumas delas são:

Sobrecarga de rede:
Se muitas pessoas estiverem usando a mesma rede ao mesmo tempo, isso pode sobrecarregar a rede, resultando em velocidades mais lentas.

 

Distância da fonte de rede:
Quanto mais longe você estiver da fonte de rede, mais fraco será o sinal e mais lenta será a velocidade da Internet.

 

Condições de mau tempo:
Condições climáticas como tempestades, chuva forte ou neve podem afetar sua conexão com a Internet, especialmente para redes sem fio.

 

Obstáculos:
A interferência de outros dispositivos eletrônicos, como fornos de micro-ondas, telefones sem fio e outras redes Wi-Fi, pode causar distúrbios de sinal e diminuir a velocidade da Internet.

 

Equipamento defeituoso:
Hardware com defeito, como um modem ou roteador danificado, pode causar velocidades lentas da Internet.

 

Largura de banda limitada:
Alguns provedores de serviços de Internet ( ISPs) podem limitar a largura de banda disponível para os usuários, resultando em velocidades mais lentas.

 

Tecnologia ultrapassada:
O uso de tecnologia desatualizada, como um modem ou roteador mais antigo, pode limitar a velocidade da Internet. A atualização para um hardware mais recente pode aumentar a velocidade da sua internet.

 

É importante determinar a causa da internet ruim para determinar a melhor maneira de resolver o problema.

Como corrigir internet baixa:
A velocidade da Internet refere-se à velocidade na qual os dados são transmitidos ou recebidos por meio de uma conexão com a Internet. Geralmente é medido em bits por segundo ( bps), kilobits por segundo ( kbps), megabits por segundo ( Mbps) ou gigabits por segundo ( Gbps).

 

A velocidade da Internet determina a velocidade com que você pode navegar na web, fazer download ou upload de arquivos, transmitir vídeo ou música e fazer outras coisas online.

 

Uma velocidade de internet mais rápida geralmente significa acesso mais rápido à internet e uma experiência na web mais suave.

 

Às vezes, os usuários podem ter problemas com a Internet, o que reduz a produtividade e o prazer de usar a Internet. Isso pode ser causado por motivos maiores, incluindo largura de banda insuficiente de seu provedor de serviços de Internet, baixa qualidade de conexão, congestionamento de rede ou hardware desatualizado. Portanto, acelerar a velocidade da Internet pode melhorar sua qualidade e proporcionar uma experiência online mais confortável e produtiva.

 

Use programas simplificados
Programas que consomem menos dados e ocupam menos espaço de armazenamento. Aplicativos leves são projetados para funcionar mesmo com uma conexão de Internet lenta.

 

Desative as atualizações automáticas
As atualizações automáticas de aplicativos impedirão que eles usem seus dados móveis em segundo plano. Você pode configurar seu dispositivo para atualizar aplicativos somente quando conectado ao Wi-Fi.

 

Reduza a qualidade da imagem
Você pode alterar a configuração de qualidade da imagem no aplicativo da câmera ou aplicativos de mídia social para uma qualidade inferior. Isso ajudará a reduzir a quantidade de dados usados ​​para baixar ou visualizar imagens.

 

Usar modos de economia de dados
Muitos dispositivos móveis têm modos de economia de dados que podem ajudar a reduzir a quantidade de dados que seu dispositivo usa. Esses modos normalmente comprimem imagens e vídeos e reduzem a quantidade de dados usados ​​por aplicativos em segundo plano.

 

Baixar conteúdo para uso off-line
Se você tiver uma conexão ruim com a Internet, baixar conteúdo para uso off-line pode ajudá-lo a economizar dados e acessar o conteúdo desejado. Muitos serviços de streaming, como Netflix e Spotify, possuem um modo offline que permite baixar conteúdo para uso posterior.

 

Feche os programas que não estão em uso
A execução de muitos aplicativos ao mesmo tempo pode tornar seu dispositivo lento e consumir dados. Feche aplicativos não utilizados para liberar dados e melhorar o desempenho do dispositivo.

 

Monitor de dados
Use um monitor de dados para rastrear seu uso de dados e ver quais aplicativos estão usando mais dados. Isso pode ajudá-lo a identificar aplicativos para limitar ou remover.

Robson S.

Conteúdista da The Mobile Television Network

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados