10 maneiras simples de se proteger contra fraudes nas redes sociais.

Publicado por: Editor Feed News
05/09/2023 14:10:02
Exibições: 209
bloomua/Depositphotos
bloomua/Depositphotos

Como se manter seguro nas redes sociais 

 

Proteja sua privacidade e dados pessoais nas mídias sociais seguindo nossas 10 dicas para evitar golpes em plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Snapchat e Twitter

 

As redes sociais rapidamente se tornaram parte integrante de nossas vidas. Tanto que hoje até o sociopata mais empedernido tem conta no Facebook, Instagram ou Twitter.

 

Muitos de nós escrevemos sobre nossa dor, desejamos publicamente a morte de ditadores sangrentos, ficamos indignados com ovos por uma fortuna, compartilhamos o sucesso de nossos filhos, "cutucamos" gatos etc.

 

No entanto, quanto mais trazemos nossas vidas pessoais para as redes sociais, mais vulneráveis ​​nos tornamos aos potenciais riscos e ameaças de fraude online.

 

Na verdade, se você é usuário de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram ou Tiktok, já está em risco.

 

10 dicas para reduzir o risco de ser vítima de fraude online


Você provavelmente já ouviu falar da maioria dos itens desta lista. Mas a questão é se você realmente segue essas dicas.

 

Use uma senha forte

Uma senha forte é a chave para a segurança de suas redes sociais e outras contas online contra acesso não autorizado.

 

Especialistas na área de segurança cibernética afirmam  que uma senha forte deve conter pelo menos 12 caracteres, números e também deve combinar caracteres maiúsculos e minúsculos.

 

Além disso, você deve evitar o uso de senhas comuns e banais como "123456" ou " Senha" porque são fáceis demais para um fraudador decifrar.

 

Habilitar autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é um elemento que cria proteção adicional para suas contas online.

Além da senha, ele fornece outro segundo método de identificação. Este método pode ser um código enviado para um número de telefone ou uma impressão digital. Isso torna muito mais difícil para uma pessoa não autorizada obter acesso à sua conta, mesmo que o fraudador tenha a senha.

 

Proteja suas informações pessoais
Postar muitas informações pessoais nas mídias sociais pode torná-lo vulnerável a golpistas on-line e levar ao roubo de identidade. Portanto, é muito importante limitar a quantidade de informações pessoais que você compartilha online.

 

Não divulgue informações confidenciais que possam ser usadas por invasores contra você. Pode ser seu nome completo, data de nascimento, endereço, número de telefone, fotos de seus documentos e outros dados semelhantes.

 

Cuidado com contas falsas
Fraudadores e cibercriminosos podem obter acesso a informações confidenciais criando perfis falsos de mídia social.

 

Ao se passar por outra pessoa, eles podem enviar solicitações de amizade ou enviar mensagens para induzi-lo a compartilhar suas informações pessoais. Por isso, é extremamente importante ter cuidado com quem você se comunica nas redes sociais.

 

Quando você receber uma solicitação de amizade ou mensagem de um estranho, verifique seu perfil em busca de pequenas coisas e detalhes suspeitos que possam indicar que são falsos. Por exemplo, sinais típicos de páginas falsas são: nenhuma foto de perfil, nenhuma atividade no feed ou sem amigos.

 

Verifique suas configurações de privacidade
A maioria das redes sociais permite que você ajuste as configurações de privacidade. Lá você pode gerenciar quem pode ver suas postagens e as informações do seu perfil.

 

Ao ajustar cuidadosamente a privacidade, você garante que apenas as pessoas em quem você confia verão suas informações.

 

Cuidado com links suspeitos
Os golpistas costumam usar as mídias sociais para espalhar links maliciosos que contêm vírus ou malware que podem comprometer sua conta ou roubar suas informações pessoais.

 

Esses links podem ser de diversos tipos: sejam mensagens, postagens ou até mesmo comentários. Você deve ter cuidado com links que pareçam suspeitos, especialmente se forem enviados por alguém que você não conhece. Para garantir que um link seja seguro, você deve sempre passar o mouse sobre ele antes de clicar. Como alternativa, você pode usar serviços de verificação de links online, como o Safe Browsing do Google.

 

Esses programas detectam links maliciosos e, portanto, protegem você do risco de se tornar vítima de fraude.

 

Não compartilhe muitas informações
O compartilhamento excessivo de informações sobre a vida de alguém nas redes sociais pode levar a consequências adversas inesperadas. Você não deve compartilhar sua localização, planos para o dia, informações pessoais sobre seus amigos e familiares ou qualquer outra informação que possa ser útil para golpistas e criminosos.

 

Eles podem encontrar um uso para até mesmo um pequeno pedaço de tal informação. Por exemplo, os invasores podem tentar decifrar a senha usando o nome de seu filho ou animal de estimação. Se obtiverem muitas informações privadas, não hesitarão em chantageá-lo ou ameaçar manchar sua reputação. Nesse sentido, é muito importante monitorar o que você publica nas redes sociais.

 

Monitore suas contas regularmente
Ao monitorar periodicamente suas páginas de mídia social, você pode detectar facilmente qualquer atividade suspeita ou acesso de terceiros ao seu perfil.

 

Se, por exemplo, alguém acessar sua conta de um local desconhecido ou deixar comentários e mensagens de natureza e conteúdo questionáveis ​​para seus amigos, você deve alterar imediatamente sua senha e notificar a equipe de suporte de sua rede social.

 

Use uma VPN
Usar uma VPN ( rede privada virtual) pode aumentar a segurança de suas atividades online. Uma VPN criptografa sua conexão com a Internet, dificultando a interceptação de seus dados. Assim, você se sentirá mais seguro, como se tivesse uma fechadura adicional instalada na porta da frente de sua casa.

 

Não perca a vigilância
Afinal, é muito importante manter o dedo no pulso do mundo digital. Fraudadores online e cibercriminosos estão constantemente procurando novas maneiras de trapacear e fraudar.

 

Quando algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Os fraudadores não perderão nenhuma chance de lucrar com seu descuido.

 

Portanto, ao ser vigilante e atento, você deixa os criminosos na calha quebrada, removendo assim seu incentivo para encontrar novos esquemas de fraude. Assim, juntos podemos tornar as redes sociais e a internet em geral um lugar mais seguro.

 

Por Mike Nelson  (Especialista Graduado em midias digitais)

Conteúdista da The Mobile Television Network

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados