Entenda o auxílio aluguel

Publicado por: Editor Feed News
26/03/2014 11:53:09
Exibições: 1,678

CARUARU (26/03) - Bolsa Aluguel ou Auxílio Aluguel é um benefício temporário concedido pelas gestões municipais para beneficiar pessoas e/ou famílias que foram ou serão removidas de suas casas em áreas de risco ou que estão desabrigadas em razão de vulnerabilidade ou calamidades públicas. Trata-se de um benefício eventual que integra a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).



Em Caruaru, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são responsáveis pelo acompanhamento sociofamiliar e realizam a avaliação das condições sociais dos possíveis beneficiados. Os CRAS chegam à comunidade através da visita de equipes técnicas, formadas por psicólogos e assistentes sociais. O valor do auxílio é pago durante seis meses, tempo estimado para que os usuários encontrem outros meios de sobrevivência.



A oferta do auxílio ocorre devido à apresentação de demandas, que podem surgir pela solicitação de indivíduos/famílias ou pela identificação da necessidade através do atendimento da rede de Assistência Social dos municípios e de demais órgãos, a exemplo da Defesa Civil. Durante o período em que estão acobertados, os assistidos são encaminhados para outros serviços de fortalecimento da cidadania.



Prioritariamente, compõem o perfil dos beneficiários do Auxílio Aluguel vítimas de tempestades, enchentes, graves inversões térmicas, desabamentos, interdições, incêndios, epidemias, entre outras situações que causem sérios danos à comunidade afetada e provoquem atendimento emergencial.

 

Fonte: PMC

 

Compartilhar