Em Recife empoderamento de meninas e aulas em barco-escola

Publicado por: Editor Feed News
25/04/2018 19:21:15
Exibições: 393
Embarcação da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Foto: Escola Ambiental Águas do Capibaribe
Embarcação da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Foto: Escola Ambiental Águas do Capibaribe

Desenvolvido pela Secretaria da Mulher do Recife (PE) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o programa "Hoje Menina, Amanhã Mulher" chegou nesta quarta-feira (25) à sua segunda etapa após intensa formação sociopolítica em questões de gênero, cidadania e construção de identidade. O projeto envolveu adolescentes com perfil de liderança comunitária na capital pernambucana.

 

A segunda etapa incluiu aulas-passeio e atividades culturais. Nesta quarta-feira, 36 meninas navegaram pelos rios Capibaribe, Beberibe e Pina com a Escola Ambiental Águas do Capibaribe, um barco-escola que visa despertar novos olhares sobre a cidade, compreendendo seus contextos e aspectos socioambientais.

 

O objetivo da atividade foi dar novas perspectivas sobre o local em que residem e dialogar sobre direito à cidade. O "Hoje Menina, Amanhã Mulher" é uma ação que também tem a parceria da Embaixada Americana e do Centro de Mulheres do Cabo.

 

Após a navegação, as adolescentes trocaram experiências em uma oficina de socialização no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM). As três turmas do projeto – Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) Eduardo Campos, COMPAZ Ariano Suassuna e Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago – estiveram juntas na atividade para o fomento de articulações em rede, garantia de espaços e participação política nas comunidades em que residem.

 

Na segunda etapa, as meninas vão consolidar todo o conhecimento que acumularam durante as sete oficinas sobre empoderamento e feminismo. Em junho, o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher será apresentado para que as três turmas contribuam com o documento e debatam suas impressões e expectativas. Além disso, o grupo participa da construção da perspectiva de gênero nas diretrizes urbanas do Recife.

 

Hoje menina, Amanhã Mulher

Cerca de 60 meninas de 13 a 18 anos participam do projeto nos COMPAZ Ariano Suassuna e Eduardo Campos e no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago. O projeto teve início em 2017, com sete oficinas de empoderamento, reforço da cidadania e construção de identidade. As estudantes foram escolhidas por meio de uma busca ativa nas comunidades para selecionar as adolescentes que tinham perfis de liderança. O objetivo é que as participantes se tornem multiplicadoras de cidadania em suas comunidades.

 

O "Hoje Menina, Amanhã Mulher" começou em Salvador (BA) e hoje é promovido também em Belém (AM), no âmbito da iniciativa Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020, iniciativa do UNICEF em cooperação com governos e outros parceiros para garantir os direitos de cada criança e cada adolescente, especialmente os mais afetados pelas desigualdades existentes dentro dos municípios.

 

Escola Ambiental Águas do Capibaribe

A Secretaria de Educação do Recife é pioneira na formulação e implementação da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, um barco-escola que há mais de 14 anos inovou ao ser uma unidade de ensino flutuante na capital pernambucana. O foco dessa unidade escolar é a educação ambiental vivenciada, sendo realizadas diariamente duas excursões pedagógicas no período letivo; uma pela manhã e outra à tarde, com o quantitativo de 45 pessoas por turno.

 

Desde sua inauguração, a iniciativa já atendeu aproximadamente 142 mil pessoas. As aulas-passeio são ministradas por uma equipe de professores da Rede Municipal de Ensino, que também foram habilitados pela Marinha do Brasil. Em seu deslocamento, o barco-escola tem seu percurso previsto através das águas estuarinas dos rios Capibaribe, Beberibe e Pina, contextualizando e contemplando aspectos socioambientais de nossa cidade.

 

Fonte: ONU BR

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados