Anualmente, Pernambuco registra uma média de 1,5 mil novos casos de Aids.

Publicado por: Editor Feed News
13/02/2015 07:15:10
Exibições: 1,461

Mais de 3 milhões de camisinhas para o carnaval

 

O número ainda é considerado alto e pode diminuir drasticamente com uma medida simples e barata: o uso correto da camisinha, insumo que pode ser adquirido gratuitamente em postos de saúde, ONGs e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).



“Durante a folia de momo, se pintar um clima, o folião precisa se lembrar de usar preservativo. Só neste mês de fevereiro, estaremos distribuindo três milhões de camisinhas para os municípios, Regionais de Saúde, empresas, ONGs e agremiações carnavalescas, para que todos possam ter acesso a esse método preventivo de diversas doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez”, ressalta o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids da SES, François Figueiroa.




Herpes, HPV, sífilis, hepatites B e C, gonorreia, cancro mole, entre outras doenças, podem ser evitadas com o uso de preservativo, que não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. “Os pacientes com diagnóstico de HIV positivo também devem usar camisinha, mesmo fazendo sexo com outro portador. Isso previne o aumento da carga viral no organismo ,o que pode agravar ainda mais a saúde; ser reinfectado com um vírus mais potente ou até mesmo com outras Infecções sexualmente transmissíveis”, explica.



Para quem passou por alguma situação de risco, o indicado é fazer o teste rápido de HIV. “Bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas”, reforça François.



FOCO DA FOLIA – O Programa de DST/Aids da SES distribuirá um total de 3 milhões de camisinhas, para os municípios e agremiações carnavalescas, como o Galo da Madrugada (150 mil). Haverá, ainda, 20 mil porta-camisinhas. No tradicional desfile do Sábado de Zé Pereira, durante o Galo da Madrugada, quatro equipes, formada por cerca de 200 profissionais, estarão em locais estratégicos e locais de acesso à agremiação, nas ruas do Centro da Cidade do Recife, bairro de São José e Santo Antônio, e na concentração do bloco, no Forte das Cinco Pontas, distribuindo os materiais preventivos e informando sobre a doença.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados