Vendedor brasileiro é um dos menos simpáticos

Publicado por: Editor Feed News
03/09/2015 19:08:47
Exibições: 1,341
''
''

VENDEDOR BRASILEIRO É UM DOS MENOS SIMPÁTICOS, APONTA PESQUISA;
ESPECIALISTA EXPLICA QUE ATENDIMENTO “HUMANO” PODE GARANTIR O FECHAMENTO DO NEGÓCIO

Conhecido em todo o mundo como um povo extremamente simpático e receptivo, o brasileiro não mantém essa reputação quando o assunto são as vendas. Uma pesquisa divulgada na semana passada, realizada pela companhia sueca Better Business World Wide, em parceria com a brasileira Shopper Experience, mediu a simpatia de vendedores ao redor do mundo e apontou que o Brasil ocupa apenas a 15ª posição entre os 16 países do ranking, à frente apenas do Japão.

O estudo usou “clientes secretos”, que entraram nas lojas para avaliar os vendedores e mensurar a quantidade de atendimentos iniciados com um sorriso - no Brasil, 22 mil clientes secretos participaram. Apenas 79% dos atendimentos realizados no Brasil começaram com um sorriso do vendedor, enquanto os irlandeses, líderes no ranking da simpatia, foram sorridentes em 97% das vezes. E a conclusão da pesquisa é que o sorriso influencia diretamente no resultado da venda: enquanto a média geral de vendas adicionais conquistadas foi de 52%, o Brasil teve desempenho de 37%, novamente acima apenas do Japão. A campeã em atendimentos que geraram compras adicionais foi Honduras, com 97%.

“A aproximação deve ser feita com simpatia, prontidão e deixando o cliente à vontade. O vendedor não pode ser frio, a venda é um processo de relacionamento, o comprador não é apenas um número. É necessário investir na qualidade do atendimento, para cativar uma clientela de qualidade, que sempre volta e traz novas necessidades e novos compradores consigo. O vendedor não deve se deixar enrijecer pela rotina, muito menos se tornar frio e automático. É necessário investir no trato social, na comunicação com o cliente, para se conquistar a venda perfeita, continuar humano, com capacidade de perceber as necessidades do outro e com o conhecimento para atendê-las”, explica o especialista Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados