Você sabe como iniciar seu e-commerce?

Publicado por: Editor Feed News
19/01/2015 16:11:06
Exibições: 1,383
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

 SÃO PAULO (19/01/2015) - Como é sabido o mercado do comércio online está em franco crescimento, muitos comerciantes pensam em expandir seu negócio para a área online ou então dar o primeiro passo abrindo somente uma loja virtual. Mas você deve saber o que é preciso antes de se aventurar neste mundo? O Rodrigo Santos, programador de plataformas para e-commerce, ensina quem planeja ser um empresário online.

 

1 – Voce ja se decidiu o que vai vender e para quem?

É preciso ter um nicho de mercado, um foco, conhecer o cliente e atendê-lo muito bem. Não queira vender para todo mundo. Essa é a maior dica para quem está começando.

 

2 – Planejou quanto vai custar financeiramente?

Não adianta ter uma ideia na cabeça e sair se aventurando. É necessário colocar as coisas no papel, pensar financeiramente no projeto, estabelecer um plano para alcançar os resultados. Só então, abrir a empresa.

 

3- Sabe escolher uma plataforma para seu negócio na rede?

Este processo é parecido com a escolha de um espaço físico para um negócio. É necessário avaliar se a plataforma possui ferramentas que se encaixam nas suas necessidades, se ela é fácil de utilizar e se ela é facilmente encontrável nos motores de busca. Em uma micro ou pequena empresa isto é ainda mais importante, pois geralmente é o próprio empreendedor quem irá gerenciar o e-commerce.

 

4 – Como pretende receber por seus produtos? 

Conhecer as diferenças entre as formas de pagamento pode ajudar a definir qual a melhor estratégia para sua empresa e o que melhor irá atender as necessidades do seu consumidor. Atualmente, entre as principais opções estão cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica e os facilitadores, como PayPal e Pag Seguro.

 

5 -  Como vai entregar ?

Uma das maiores reclamações em relação aos e-commerces é o atraso na entrega da mercadoria ao consumidor. É importante contratar uma empresa de logística que atenda com eficiência a sua demanda. Não se esqueça que apesar de muitas vezes o atraso ser responsabilidade da empresa de logística, é o nome da sua empresa que o consumidor se lembrará negativamente caso algo aconteça.

 

6  – Tem que ter um Serviço de atendimento ao consumidor?

Sim, ´é indicado que, quanto mais canais for possível oferecer com qualidade, melhor. Num geral, o que eu costumo dizer é o seguinte: você precisa falar com seu cliente onde ele está acostumado. Telefone, redes sociais, e-mail e chat online são bons exemplos.

 

7- Planos de Marketing, tem algum?

Deve-se montar uma estratégia de divulgação para que as pessoas conheçam a loja. O investimento precisa ser feito em páginas frequentadas pelo público-alvo. Os mais comuns são os links patrocinados do Google, anúncios dentro do Facebook e em sites de comparação de preços são bons exemplos.

 

Fonte: Rodrigo Santos, especialista em e-commerce e atuando no mercado de tecnologia desde 2008, é especializado em análise e desenvolvimento de sistemas, marketing digital,SEO. O executivo já trabalhou em diversas empresas da área de tecnologia como TV Shopshow, Netshirts e Direito Legal . Santos desenvolve plataformas de loja virtual para micro e pequenas empresas, além de realizar treinamentos e consultorias. Com sede em Araraquara, tem como missão ajudar o micro e pequeno empresário a criar um comércio eletrônico eficiente e produtivo.

 

Fonte: RODRIGO RS

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar