Pesquisador afirma que Brasil precisa mudar política de segurança pública

Publicado por: Editor Feed News
18/01/2015 16:24:44
Exibições: 1,191
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

 


Para pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie país nunca alcançará a redução de homicídios sem uma mudança radical nas bases da segurança pública.

Para Humberto Fabretti, professor de direito penal da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apesar de uma tímida melhora apresentada nos dados referentes aos homicídios ocorridos no Brasil no ano de 2013, ainda estamos muito longe de números minimamente aceitáveis para os padrões internacionais.
O especialista afirma que “uma queda substancial do número de homicídios - e dos crimes em geral - jamais será alcançada com a atual política de segurança pública brasileira, que limita-se, basicamente, ao endurecimento da lei penal, construção de presídios e compra de viaturas e armamentos”.
“É preciso mudar a lógica da segurança pública no sentido de se garantir a todos os agentes envolvidos (policiais e acusados) acesso à cidadania concreta e respeito aos direitos humanos fundamentais. É preciso que o Governo Federal passe a ser o indutor das políticas públicas nesse campo, orientando o repasse de orçamento aos Estados que respeitam os direitos humanos e promovem a cidadania. Essa parece, para mim, a única saída" complemente o professor.

Humberto Fabretti - Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2006. Mestre e Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Direito Penal, Criminologia e Processual Penal na Graduação e Pós Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Penal de Direito Internacional (AIDP). Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados