Você sabe se seu filho está usando drogas?

Publicado por: Editor Feed News
24/12/2014 13:57:58
Exibições: 1,285
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

Testes toxicológicos em cabelos apontam resultados em pouco tempo

 

De acordo com mapa interativo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra os hábitos de usuários de drogas em todo o planeta, o Uruguai, primeiro país do mundo a legalizar e regulamentar a comercialização da maconha, conta com 8,3% da população que declarou ter consumido a droga nos últimos tempos.

 

Já na Islândia, onde há um grande debate sobre a descriminalização de várias substâncias, é o país que conta com a maior porcentagem de usuários, 18,3%. No Brasil, este número é de 8,8%, ultrapassando a França (8,4%) e Israel (8,9%).

 

Ainda 243 milhões de pessoas consumiram alguma droga ilícita em 2012, o equivalente a 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos. E pesquisas brasileiras mostram que as drogas legais, como o álcool e o tabaco, são as mais consumidas. Maconha vem em terceiro lugar, seguida de inalantes, estimulantes, cocaína e crack, hipnóticos e sedativos, alucinógenos e opiáceos.

 

Diante disso, pais estão cada vez mais preocupados com seus filhos, principalmente quando entram na adolescência. Para que eles acompanhem o que acontece com os jovens, existem testes toxicológicos, que são realizados no Brasil por empresas como a ChromaTox (www.ChromaTox.com.br).

 

Com sede em São Paulo, é o primeiro e único laboratório a ter métodos para testes de drogas em cabelo acreditado pelo Inmetro na ISO/IEC 17025 no Brasil. "Diferentemente dos demais, as análises são realizadas em São Paulo e produzem resultados rápidos (emitidos em até cinco dias) e de qualidade comprovada", diz Cristina Pisaneschi, diretora do laboratório.

 

" A análise de amostras de cabelo permite a determinação do perfil de uso de drogas de um indivíduo, identificando um não usuário, usuário casual ou um usuário crônico", explica. O exame de cabelo (queratina) também pode ser feito com amostras de pelos de qualquer parte do corpo, como pelos da perna, braço, axila, peito, entre outros.

 

"Porém, o cálculo do período de detecção para amostra de pelo é diferente do cabelo, devido à sua fisiologia. O período de detecção do pelo é de duas a três vezes maior que o cabelo. Por exemplo, para uma amostra de pelo ser representativa a um período aproximado de um ano, ela teria que ter pelo menos, quatro centímetros de comprimento", detalha Cristina.

 

Por que a análise de cabelo é mais eficaz do que outros testes para drogas?

 

A análise de drogas em cabelo oferece um histórico confiável do consumo de drogas ao possibilitar o conhecimento do perfil do uso por um longo período de tempo.

 

Quando comparado a outros testes de drogas, o cabelo oferece:

 

Período de detecção longo: um segmento de cabelo medindo três centímetros, o indivíduo teria que se abster do uso de drogas por, pelo menos, três meses para a análise do cabelo se tornar negativa, em contraste com uma semana de abstenção no caso da amostra usada ser urina;


Coleta fácil e não constrangedora, em contraposição à coleta de urina que deve ser sempre testemunhada;
Mínimo risco de adulteração;


Resultados com maior sensibilidade: maior índice de detecções positivas do que o exame de urina.

 

Sobre a ChromaTox - A ChromaTox (www.ChromaTox.com.br), criada em 2011, é fruto da união de duas empresas: a brasileira ChromAnalysis e a Cansford Laboratories, do Reino Unido. Com sede em São Paulo, é o primeiro e único laboratório a ter métodos para testes de drogas em cabelo acreditado pelo Inmetro na ISO/IEC 17025 no Brasil. Diferentemente dos demais, as análises são realizadas em São Paulo e produzem resultados rápidos (emitidos em até cinco dias) e de qualidade comprovada. Os testes de drogas são utilizados em diversos segmentos do mercado, como empresas, concursos públicos, advogados, promotores, juízes, indivíduos, seguradoras, transportadoras, ór gãos governamentais e militares e clínicas de tratamento de dependentes químicos.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar