Exercício Físico previne Impotência

Publicado por: Editor Feed News
04/11/2014 15:33:58
Exibições: 2,114
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

 Especialistas explicam recentes descobertas que podem ajudar a melhorar o desempenho sexual

 

Se homens “queimarem” 430 calorias em exercícios físicos, eles reduzem em 80% suas chances de desenvolver impotência sexual, quando comparados com homens que gastam menos que isto diariamente.

 

Num artigo realizado por uma equipe de urologistas austríacos, e publicada na revista médica European Urology, e contou com quase 700 participantes na cidade de Viena, com idades entre 45 a 60 anos.

 

Os pesquisadores perguntaram a estes homens sobre a prática ou não de exercícios físicos, e quando faziam, era perguntado a quantidade e a qualidade deste exercício. Valia tudo: fitness, corrida, caminhada, ciclismo, futebol, etc. Com estes dados, eles estimaram o gasto energético que estes homens gastavam em suas atividades físicas (Escore de Paffenbarger).

 

 Os urologistas também perguntaram aos homens sobre a qualidade de suas ereções, utilizando um graduação reconhecida internacionalmente chamada IIEF-5 (International Index of Erectile Function). Quanto menor o escore, pior a disfunção.

 

 O Escore IIEF-5 funciona assim:

1-7= impotência grave

8-11= impotência moderada

11-17= impotência leve à moderada

18-21= impotência muito leve

22-25= sem impotência

 

A figura abaixo demonstra a relação entre a quantidade de exercício físico (Escore de Paffenbarger) e os relatos de disfunçãoo erétil (Escore IIE-5). Cada círculo representa um homem pesquisado.

 

 

 Dr Fábio Cardoso especialista em medicina preventiva e longevidade nos explica que aumentando o número de calorias que os homens gastam a cada semana para acima de 1.000 calorias já surte um efeito claro em reduzir os problemas com disfunção erétil.

 

Mas quando eles ultrapassam as 4.000 calorias gastas por semanas, o efeito era o maior, não subindo mais (literalmente) à partir destes valores (acima deste número, não houve mais melhoras adicionais).

 

O efeito positivo do exercício físico sobre a potência sexual se torna mais pronunciada ainda quando os pesquisadores primeiro dividiram os homens de acordo com os seus Escores de Paffenbarger, demonstrado abaixo.

 

Segundo o dr Fábio, isso é fato comprovado: praticar exercícios físicos regulares protege sim contra diversas doenças, e até previne de forma importante (e melhor que muito medicamento – viagra e similares) casos de impotência em homens.

 

O motivo: os pesquisadores especulam vários, mas o mais provável é que o exercício regular produz no corpo níveis de liberação maiores de óxido nítrico, uma substância produzida nos vasos sanguíneos que facilita a dilatação destes, condição mais que necessária para se produzir a ereção.

 

Para o Dr, esta aí mais um motivo - e dos bons este! – para rever teus conceitos sobre sedentarismo. Ele literalmente não é nada masculino.

 

Agora segundo Giulliano Esperança, personal trainer, coaching e empresário no ramo de bem estar, Quer se sentir melhor, ter mais energia, ainda ter longevidade e disposição sexual? É impossível não pensar na prática de exercícios. Independente da idade, sexo, ou capacidade física  colocar o corpo em movimento e exercitar-se, sempre trará benefícios diretos. Veja abaixo os 5 benefícios listados por ele e inspire-se.

 

1º Exercícios previnem o ganho de peso

 

Os exercícios contribuem para ganhar um corpo mais saudável, quando a pessoa está com sobrepeso. Os exercícios são os melhores queimadores de calorias e quanto maior a intensidade do exercício, mais calorias são queimadas. Se você está sem tempo de fazer exercício, então intensifique as suas tarefas físicas, procure usar escadas no lugar do elevador, acelere os seus passos quando estiver caminhando, saia para passear com o seu cachorro de estimação, e ainda guarde está conta, se você aumentar 10 minutos de atividade física por dia, durante 5 dias, em um ano você terá realizado 48 horas a mais de atividade física.

 

2º Exercícios são excelentes para o seu coração

 

Todos nos preocupamos com as doenças cardíacas certo? Independente do seu peso corporal, o exercício melhora o perfil sanguíneo, aumentando o HDL, o colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim, o LDL. Este, é um dos indicadores sanguíneos importantes para a prevenção de doenças circulatórias, como também observa-se uma melhora na sensibilidade a insulina pelas células, o que também contribui para prevenir e até mesmo tratar a diabetes.

 

3º Exercícios melhoram o humor

 

A modalidade esportiva que eu mais aprecio, não é o levantamento de peso e sim o levantamento de auto-estima. Os exercícios estimula a produção de endorfina, um anestésico natural, promotor de relaxamento físico e mental. Praticar exercícios regularmente, banham o cérebro com este potencial bioquímico, melhorando a auto imagem, aliviando o estresse e criando um cenário mental positivo.

 

4º Exercícios turbinam a produtividade

 

Quantos de nós terminamos o dia, com a sensação de esgotamento mental e físico? O exercício físico, melhora a força e a resistência, aumentando a capacidade física. Este efeito do exercício é transportado para as tarefas profissionais e pessoais, assim a maior capacidade física gerada do treinamento físico, será o alicerce para as atividades físicas, um coração forte, com pulmões eficientes, músculos capacitados e articulações fortalecidas, são promotores de uma mente mais produtiva.

 

5º Exercícios melhoram o sono

 

O exercício regular melhora a qualidade do sono, facilitando o adormecer e tornando o sono mais profundo. Dormir, é uma atividade física essencial, é o momento de recuperar o desgaste físico e mental. A qualidade do sono, interfere diretamente na produtividade diária, com um impacto exponencial na saúde. A insônia é avassaladora, ela estimula a grelina, um hormônio que aumenta o apetite, interferindo negativamente do controle do peso corporal, prejudicando a saúde.

 

Agora, junte tudo isso, imagine você no peso ideal, com a sua saúde cardiovascular ótima, com o humor e auto-estima elevados, sentindo-se menos cansado com as suas tarefas diárias e ainda tendo noites de sonos reparadoras e recarregando a energia, este será mais do que  um cenário favorável para uma vida sexual mais ativa. A atividade sexual, é uma atividade física e a ereção, depende da boa saúde cardiovascular para atingir o seu ápice e de todo o funcionamento corporal para a sua manutenção. "É melhor ter força para levantar do sofá e fazer exercício, do que fazer força para levantar quando for namorar no sofá." Finaliza Giulliano.

 

Compartilhar

Vídeos relacionados