Proteção animal em favor da biodiversidade

Publicado por: Editor Feed News
31/08/2014 09:50:56
Exibições: 1,672
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis



Por Feliciano Filho*

A revista científica norte-americana Science publicou em julho edição especial que alerta para o risco de “defaunação” promovido pelo homem e a consequência do desaparecimento de espécies animais para a biodiversidade do planeta. Para os especialistas, promover a prevenção animal significa proteger espécies que têm papel fundamental no bem-estar humano.



Os especialistas que assinam os artigos apontam que o planeta estaria vivendo a sexta onda de extinção em massa. Dos vertebrados terrestres, 322 espécies foram extintas desde 1500 e as populações de espécies restantes tiveram declínio médio de 25% em abundância. De todas as linhagens animais – estimadas entre cinco e nove milhões – o mundo perde entre 11 e 58 mil todos os anos.



A proteção, aliada a políticas de preservação, tem papel fundamental para reduzir o impacto da extinção, que se configura em um grande condutor de mudanças ecológicas globais. Os pesquisados destacam os problemas que envolvem o desaparecimento de populações locais, que afeta ainda mais o funcionamento de ecossistemas naturais vitais ao homem.



Exercida de forma voluntária, a atividade do protetor animal abrange fiscalização, resgate, cuidados veterinários, conscientização, além de promover inúmeras outras ações apenas com o interesse de preservar e ajudar.



O exercício de iniciativas locais auxilia também na promoção de saúde pública, a medida que evita o abandono e realiza cuidados para manter a vitalidade dos animais domésticos.



Um exemplo é o avanço da estimativa de vida de cães e gatos na cidade de São Paulo, nos últimos dez anos. Números publicados pela imprensa apontam que há uma década um cão vivia cerca de nove anos e que hoje atinge por volta de 18 anos.



Ações individuais, programas de acolhimento, tratamento e adoção, além de legislações específicas voltadas ao bem-estar animal, têm ampliado os cuidados às espécies. E isso não se resume aos animais domésticos. Há um número crescente de Organizações não Governamentais (ONGs) que se dedicam à população de animais exóticos e silvestres, que são resgatados pelos órgãos de fiscalização e, por terem ficado tanto tempo em cativeiro, não podem mais ser devolvidos à natureza e necessitam de abrigo permanente.



É um trabalho árduo, dispendioso e, muitas vezes, pouco reconhecido. Os protetores dedicam tempo e recursos nessas atividades, vão desde o transporte de resgatados, medicamentos, lares temporários, atendimento veterinário, até esforços de conscientização.



A atividade de proteção animal é, portanto, uma ferramenta essencial para a preservação das espécies, seja no âmbito local ou global. Aliados aos órgãos de fiscalização e controle, ampliam a margem de ação de todo o sistema de conservação do meio ambiente.



Em prol do reconhecimento da importância da causa, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto de Lei 865/14, que institui no calendário oficial o dia 04 de outubro como o “Dia dos Protetores de Animais”.



A ideia é conscientizar a sociedade a respeito de nosso meio ambiente e de todos os elementos que o compõem, em especial os animais. Os protetores e protetoras são representantes de vários segmentos da sociedade. É deles a missão de ensinar a população a respeitar outras formas de vida, conscientizando-a de que existem leis que consideram crime os atos de crueldade e maus tratos, contribuindo, significativamente, para a formação de uma população mais atuante, consciente de seu papel como agente de proteção, responsável e solidária.



* Feliciano Filho é ativista em proteção animal há cerca de 15 anos.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados