A exemplo de Campina Grande e Recife, Caruaru também terá Porto Digital

Publicado por: Editor Feed News
17/07/2014 10:15:13
Exibições: 1,483

 

Queiroz: “A parceria com o Governo do Estado para implantação do Porto Digital representa um grande avanço

 

 

 

O prefeito José Queiroz recebeu com entusiasmo a sugestão de parceria para implantação de uma unidade do Porto Digital em Caruaru. A proposta foi apresentada ao prefeito na última quarta, 28, no Palácio do Campo das Princesas, pelo governador João Lyra Neto. A ideia é utilizar o atual prédio da Fundação de Cultura, que pertence ao município, para implantar o Porto Digital.

 

  

 

“Foi uma reunião muito produtiva com uma explanação detalhada sobre o projeto e me comprometi a dividir com a minha equipe, uma vez que será utilizado um prédio histórico. Na próxima segunda, um grupo de secretários irá ao Porto Digital, no Recife, conhecer de perto o projeto", afirmou.

 

 

 

O prefeito também vai formalizar com o Governo do Estado a preservação da arquitetura do prédio onde funcionou a antiga Fábrica Caroá e a transferência da Diretoria de Ciência e Tecnologia, atualmente localizada na Secretaria de Educação, para o complexo do Porto Digital. "Caruaru dará um salto importantíssimo e histórico na área de tecnologia após a implantação desse equipamento", disse Queiroz.

 

 


Comitiva da Prefeitura de Caruaru faz visita técnica ao Porto Digital

 

Uma comitiva formada pelo vice-prefeito Jorge Gomes e por oito secretários municipais estiveram no Recife, no último dia 02, para uma visita técnica ao Porto Digital, localizado no Recife Antigo. O grupo foi recebido pelo diretor presidente Francisco Saboya, que explicou detalhadamente o funcionamento do Parque Tecnológico, que conta com 250 empresas, 500 empreendimentos e 7.100 colaboradores.

 

Em seguida, a comitiva foi conferir de perto o Porto Mídia, um braço do Porto Digital, localizado no mesmo bairro, que tem uma estrutura completa e moderna para edição de filmes, animação e games, além de abrigar as empresas incubadas.Durante o encontro, Saboya explicou que Caruaru reúne características que referendam a implantação de uma unidade similar no município. “Caruaru tem forte interação com o setor produtivo, uma academia viva e a parte governamental sólida, eixos fundamentais para o sucesso do projeto”, afirmou.

 

Entre os objetivos de interiorizar o Porto Digital estão a possibilidade de oferecer novas oportunidades para os jovens das cidades do interior empreenderem após sua formação técnica ou superior; criar bases para um modelo de desenvolvimento econômico local baseado no conhecimento, criatividade e inovação, além de reforçar o compromisso com a estatística de redução de desigualdades sub-regionais.

 

Em Caruaru, a unidade será chamada de Armazém da Criatividade e terá um mix de funções: educação, uma vez que será um espaço de formação continuada; empreendedorismo, com a instalação de incubadoras; experimentação (laboratórios de alta tecnologia para suporte à criação e inovação); empresarial (salas e espaços comerciais para empreendimentos inovadores oriundos das incubadoras, das universidades ou do mercado); coworking (espaços de encontro e trabalho cooperado) e ainda possibilidade de crédito.

 

A ideia é que o Armazém da Criatividade seja instalado na antiga fábrica Caroá, onde atualmente funciona a Fundação de Cultura. “O prédio antigo, histórico, ganhará um novo significado com a instalação de uma fábrica de ideias, tecnologia e informação. Os jovens de Caruaru terão a oportunidade de sair das faculdades e universidades com grande possibilidade de sucesso no mercado de trabalho”, avaliou o vice-prefeito Jorge Gomes.

 

Fonte: SECOM PMC

 

 



 

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar