Técnica devolve ereção a quem tirou a próstata

Publicado por: Editor Feed News
10/07/2014 09:45:44
Exibições: 1,723
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

Procedimento foi desenvolvido na Faculdade de Medicina da Unesp

 

Médicos brasileiros da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu desenvolveram uma cirurgia que religa os nervos que foram rompidos durante a retirada da próstata, o que reverte o problema da impotência sexual.

 

A técnica consiste em retirar um pedaço de cerca de 30 centímetros de um nervo na perna, dividir esse nervo em dois pedaços de 15 centímetros cada e fazer um enxerto no nervo lesado da face lateral do pênis.

 

"Quando retiramos o nervo da perna do paciente (nervo sural), ele fica com a face lateral do pé como se estivesse permanentemente anestesiada. Mas é algo leve, que a pessoa nem se importa", explica José Carlos Souza Trindade, urologista e coordenador da pesquisa.

 

Depois da cirurgia, que é considerada pouco invasiva, o paciente vai para casa em até 48 horas e o resultado final da cirurgia - o fim da impotência sexual - pode aparecer em até 2 anos. O motivo da demora é porque é necessário que fibras cresçam a partir do nervo enxertado e façam a ligação com o nervo do pênis.

 

"É possível comparar a cirurgia com um fio elétrico. Abrimos a capa do fio e expomos o cobre. Retiramos esses vários fiozinhos de cobre que estão rompidos e substituímos por outro, mas este outro demora cerca de 8 meses para crescer (fibras) e fazer a ligação com o outro nervo receptor, que seria na vida real o nervo do pênis", explica Trindade.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados