A Importância Vital do Visto de Entrada: Garantindo Segurança e Controle nas Fronteiras

Publicado por: Feed News
04/04/2024 20:01:15
Exibições: 49
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Controlando o Fluxo Migratório: Papel Crítico dos Vistos de Entrada

 

A partir da próxima quarta-feira (10), os cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos que possuem passaporte comum serão obrigados a apresentar visto para ingressar no Brasil. Esta exigência será aplicada em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

 

O Decreto nº 11.875/2024 estabeleceu inicialmente o prazo de implementação para 10 de janeiro, porém foi adiado para abril. O Ministério de Relações Exteriores (MRE) justificou o adiamento visando concluir o processo de implementação do sistema e evitar impactos negativos no turismo brasileiro durante a alta temporada de viagens no início do ano.

 

Esta exigência derruba a decisão anterior do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que dispensava o visto para turistas norte-americanos, canadenses e australianos desde março de 2019. Essa medida unilateral foi revogada com base na necessidade de reciprocidade nas relações diplomáticas.

 

Em maio de 2023, o Japão deixou de ser contemplado nessa lista, após o Brasil e o Japão firmarem um acordo de isenção de vistos para viagens de até 90 dias entre os dois países.

 

A Embratur, em parceria com operadores de turismo e companhias aéreas nos países afetados, tem divulgado amplamente a necessidade do visto a partir de 10 de abril, utilizando diversas plataformas de comunicação.

 

A partir dessa data, os turistas desses países devem solicitar o visto eletrônico (e-Visa) através do site https://brazil.vfsevisa.com, com um custo de emissão de US$ 80,90. Esse visto eletrônico permite a solicitação remota, dispensando a visita aos consulados brasileiros.

 

O e-Visa permitirá múltiplas entradas e terá validade de dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos. As novas regras se aplicarão a estadias de até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.

 

Em caso de dúvidas sobre o processo de obtenção do e-Visa, os cidadãos canadenses, australianos ou norte-americanos podem entrar em contato através do e-mail brazilevisa@vfsglobal.com, fornecendo informações detalhadas para suporte.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados